A arte da reinvenção pré-eleitoral

Compartilhe:

Por Yuri Scardini

Na véspera do ano eleitoral, a ausência do governador Paulo Hartung (PMDB) e do vice César Colnago (PSDB) marcou o Dia do Serrano na última terça-feira (26) em Serra-Sede. Por se tratar de uma tradição, onde o próprio Hartung seria homenageado e até mesmo pela transferência oficial da capital para o município da Serra, era esperado a presença das duas autoridades. Muitas personalidades presentes classificaram como um desprestígio a cidade.

Mas Hartung tem evitado dar as caras em eventos substancialmente políticos. Isso pode ser um sinal de uma tentativa do Governador de despolitizar sua imagem junto ao eleitor. Até porque, Hartung vem tentando colocar uma imagem de “governador economista”, descolado das desesperanças políticas que afligem os eleitores e cria uma crise de representatividade política no país.

Na prática, Hartung vem tentando humanizar e popularizar sua imagem, vide o vídeo que correu a mídia na semana passado, mostrando o governador dançando de forma completamente “atípica”, durante as festividade natalinas em frente ao Palácio Anchieta. Vídeo que viralizou entre os capixabas e que certamente não foi algo fortuito, passando a imagem de um Hartung descontraído, engraçado e humano.

Além disso, Hartung insere seu nome em veículos de comunicação a nível nacional, fazendo um movimento de fora para dentro, mas visando o eleitorado capixaba. Quando ele “sai” do ES e se torna “referência lá fora”, Hartung fica grande demais para a claque política local, quase uma celebridade. Portanto, ir a eventos políticos na Serra, não fazem mais parte da agenda de sumidades como o Governador Paulo Hartung.

 

 

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também