Categories: Meio Ambiente

Livro resgata constituição e implementação de áreas protegidas no Estado

Lançamento do livro "De ação de governo à política pública de Estado: o caso das áreas protegidas no Estado do Espírito Santo" acontece no próximo dia 10, em Vitória

O sociólogo Leonardo Bis. Foto: Reprodução Facebook

Interessados em conhecer mais sobre os caminhos que levaram às áreas protegidas no Espírito Santo têm agenda marcada no próximo dia 10 de agosto (quinta-feira), às 19h30, em Vitória. 

O sociólogo Leonardo Bis, colunista do jornal Tempo Novo, lançará o segundo livro de sua autoria: “De ação de governo à política pública de Estado: o caso das áreas protegidas no Estado do Espírito Santo”. 

O texto busca compreender como a criação de áreas protegidas deixa de ser uma ação de governos isolados e passa a ser uma pauta de Estado, menos volátil às vontades pessoais e mais alinhada à objetivos de uma sociedade.
“Este segundo livro é fruto de uma pesquisa que durou 4 anos – é minha tese de doutorado adaptada – e trata do processo de constituição e consolidação da política pública de criação e implementação de áreas protegidas no ES. O percurso histórico vai desde as primeiras unidades, criadas em 1941, até a publicação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, em 2000 – que é um marco para a política ambiental brasileira.
Alguns fatos históricos puderam ser resgatados a partir da pesquisa. Por exemplo, o ES abriga aquela que originalmente é a quarta mais antiga área ambientalmente protegida pela União”, explicou Bis.
O primeiro livro assinado por Leonardo Bis foi publicado em 2012, sob o título: Trilhas da política ambiental: conflitos e agendas (São Paulo: Editora Annablume) que está esgotado desde 2015.
Serviço:

Lançamento do livro “De ação de governo à política pública de Estado: o caso das áreas protegidas no Estado do Espírito Santo”.

Local: Espaço Âncora, na Avenida República, 109, no Parque Moscoso, em Vitória.

Hora: 19H30

Na ocasião, haverá ainda o Pocket Show de Dann Coutinho (filmaker e músico pernambucano).

 

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

7 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

8 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

8 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

9 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

9 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

9 horas atrás