Morador cobra sinalização de ruas em Barcelona há um ano

Compartilhe:
Avenida Região Sudeste, principal via do bairro. Foto: Fábio Barcelos
Renato Ribeiro em reunião com a secretária cobrando sinalização do bairro em 2019. Foto: Divulgação

Faixas de pedestre apagadas, quebra molas e vagas prioritárias de idosos e  deficientes físicos sem pintura, e ausência de faixa divisora de fluxo de veículos. Esse é a situação das ruas  de Barcelona, bairro onde são realizadas as aulas das auto escolas e provas do Detran.

Segundo o morador do bairro, professor Renato Ribeiro, há um ano ele encaminhou ofício a prefeitura da Serra e inclusive esteve em reunião com a secretária adjunta de Desenvolvimento Urbano da Serra (Sedur) relatando o problema, porém até o momento nenhuma melhoria foi feita. “No dia 14/08/19, a exatamente 1 ano atrás, eu protocolei na prefeitura uma solicitação de melhoria na sinalização horizontal do bairro, e inclusive tive uma reunião com a secretária adjunta da Sedur onde mostrei o ofício e expliquei o problema, porém apesar da promessa de solução, até o momento nada foi feito”, frisou. 

Além de ser local de realização das aulas de trânsito e provas do Detran, Barcelona conta com três redes de supermercado, 2 faculdades, 3 escolas particulares e 3 escolas públicas, 1 CMEI, além da central de ambulâncias do Samu, o que para Renato, deveria ser motivo de prioridade por parte da prefeitura, diante do grande fluxo de veículos diariamente no bairro.

“Já tivemos atropelamentos e acidentes fatais  no bairro por ausência de sinalização horizontal nas avenidas. Infelizmente pedestres, ciclistas, motoristas, alunos das auto escolas e instrutores não tem segurança ao transitarem pelo bairro. Quantos acidentes mais deverão acontecer até que a prefeitura atenda a nossa solicitação? É inadmissível que um bairro onde são realizadas as provas do Detran, esteja nessa situação quanto a sinalização”, finalizou.

O TEMPO NOVO já havia denunciado a situação em 2018. Na ocasião, a Prefeitura da Serra disse que o projeto de sinalização horizontal do bairro Barcelona estava pronto e que a expectativa é que seria implementado no próximo ano (2019), conforme cronograma da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, o que não foi feito.

Agora, novamente, a reportagem procurou a Prefeitura da Serra que disse que a  Secretaria de Desenvolvimento Urbano informou que a sinalização na avenida Região Sudeste e adjacências já está prevista para ter início no próximo mês.

A Sedur ainda pontua que neste ano vias de Barcelona, próximas à Avenida Norte Sul, receberam reforço na sinalização com a instalação de novos semáforos, para aumentar a segurança de todos que passam pela região, tanto pedestres quanto motoristas, além de melhorar o fluxo nos horários de pico. Os cruzamentos de vias que receberam os novos equipamentos foram: Norte Sul e Petrópolis; Norte Sul, Região Nordeste e Toledo; Região Sudeste e Teresópolis.

 

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também