“E se o vazamento (de óleo) fosse na praia de Copacabana?”, diz Contarato contra Bolsonaro

Compartilhe:
Senador capixaba acusa o presidente de querer "criar uma indústria de mortes. Foto: José Cruz

O Senador Fabiano Contarato subiu o tom contra o Governo de Jair Bolsonaro (PSL) por conta da “omissão” no caso da poluição por óleo que vem assolando as praias do nordeste há aproximadamente 50 dias. De acordo com o capixaba, “Bolsonaro é o capitão de um navio naufragando” e que “não tem noção de sua função”.

As declarações foram dadas em entrevista ao site do Uol. “Ele (referindo-se a Bolsonaro) não visitou nenhuma praia; sequer sobrevoou a região”, critica o senador.

Ao TEMPO NOVO a assessoria de Contarato disse que ele cobrou explicações do Governo Federal sobre manchas de óleo em praias do Nordeste.

“O senador Fabiano Contarato (Rede-ES) está requerendo informações dos Ministérios de Meio Ambiente e de Minas e Energia sobre as causas e os efeitos das manchas de óleo em praias do Nordeste. Seus requerimentos foram aprovados na quinta-feira (10) pela Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado Federal, colegiado que Contarato preside”, disse  em nota.

O senador aponta para danos ambientais, prejuízos ao turismo e novamente critica a postura do Governo de Bolsonaro. “Até aqui o governo tem sido reativo. Mas o que precisamos é de pro-atividade. Queremos saber o que será feito e em quais prazos. Também, não é só mitigar danos. É preciso prevenir acidentes, fiscalizar atividades econômicas e ter uma real preocupação com o meio ambiente. Vamos cobrar e muito. Esse é o nosso papel como parlamentar e presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal”, disse o senador.

Depois de notificados, os ministérios terão até 30 dias para esclarecerem, entre outras coisas, sobre medidas de contenção de danos e responsabilização dos causadores.

Entenda o caso

O Vazamento de óleo já é tratado como o maior desastre ambiental do litoral brasileiro. O material já atingiu 201 localidades de 74 municípios nordestinos. Segundo o Ministério Público, 2.100 quilômetros de litoral de nove estados já foram atingidos pelo óleo. Seiscentas toneladas de resíduos já foram retiradas das praias, segundo a Marinha.

Os estados atingidos até o momento são Sergipe, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piaui e Rio Grande do Norte. O vazamento já atingiu 201 localidades de 74 municípios no litoral do Nordeste.

‘Chegada’ do óelo em praias da Serra

Ainda não há certeza sobre a possibilidade da ‘chegada’ do óleo em praias capixabas. A prefeitura da Serra foi demandada sobre o assunto, para explicar sobre plano de contingência, retirada e manejo do material caso ele chegue ao litoral do município, mas ainda não respondeu.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também