Contadora explica dúvidas e direitos sobre licença-maternidade

Compartilhe:
licença-maternidade
licença-maternidade
A licença-maternidade é um direito garantido pela lei trabalhista às empregadas gestante, conforme explica a contadora Vanusa Neves. Crédito: Divulgação

A licença-maternidade é o período em que a gestante tem o direito de se ausentar de suas atividades no emprego.

Para as mulheres que pretendem ser mãe ou mesmo que já tenham filhos e precisam utilizar o benefício, vamos compreender como funciona a licença-maternidade prevista na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

O que diz a CLT sobre licença-maternidade?

De acordo com o Art. 392, da Lei n.º 5.452, a “empregada gestante tem direito à licença-maternidade de 120 (cento e vinte) dias, sem prejuízo do emprego e do salário”.

O texto diz que a funcionária gestante pode se afastar de suas atividades sem nenhum prejuízo de seu salário, ou seja a gestante fica afastada por 120 dias para cuidar do bebê e continua recebendo seu salário integral e sem prejuízo do emprego. Lembrando que a funcionária gestante precisa notificar o empregador sobre o afastamento.

Como comunicar a empresa da licença-maternidade?

A gestante apresenta o atestado médico ao empregador comunicando a data de afastamento do emprego que poderá ocorrer entre 28° dias antes do parto e a ocorrência deste.

A licença-maternidade é um direito garantido pela lei trabalhista às empregadas gestante. Benefício que passa um pouco mais de segurança e tranquilidade para mulheres que pretendem ser mães.

Diante disso é fundamental que as empresas cumpram suas obrigações legais nesse momento tão marcante nas vidas de suas colaboradoras.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Leia também