Descartado ebola em paciente de navio que parou em Vitória

O Hospital Jayme Santos em Laranjeiras II é a referência para tratamento da doença no ES
Compartilhe:
PortoDeVitoria_KF (10)
O navio parou no Porto de Vitória só para atendimento ao paciente. Foto: Divulgação PMV
Jayme Santos
A Secretaria Estadual de Saúde não revela se o paciente foi levado para o Jayme Santos na Serra . Foto: Fábio Barcelos

O homem que estava no navio vindo de Cabo Verde na África atendido ontem (02) por técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não está com o vírus ebola. A informação é da assessoria da Secretaria de Estado da Saúde.

Apesar do hospital Jayme Santos em Laranjeiras II ter sido escolhido pelo Ministério da Saúde como referência para atendimento de ebola no ES, a assessoria não confirmou se o homem foi atendido no local.

Disse apenas que ao atender o paciente, ainda no porto de Vitória, os técnicos da Anvisa constataram que não se tratava de um caso da doença. O homem apresentava diarreia há cinco dias, mas sem febre, sangramento ou dores abdominais. O navio só parou na capital capixaba para o atendimento ao homem.

Após descartar a suspeita de ebola, o paciente foi levado a um hospital da Grande Vitória, que não teve o endereço revelado. Lá ele foi medicado e já recebeu alta. A operação contou com o suporte do Ministério da Defesa e monitoramento da Vigilância Epidemiológica do ES.

O número total de infectados por ebola na África Ocidental subiu para 7.492 pessoas. Dessas 3.439 morreram, de acordo com o novo balanço feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado nesta sexta-feira (3).

Cabo Verde não tem registros de casos, mas a ameaça ao país é real, segundo a agência de comunicação da nação africana. Também não há registro de casos da doença no Brasil.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também