
Era morador da Serra o primeiro Policial Militar capixaba que perdeu a batalha para a Covid-19. O Tenente Carlos França, faleceu na última quarta-feira (29) por complicações da doença. Ele estava internado no hospital Jayme Santos, em Morada de Laranjeiras.
Colega de farda, o Sargento Alecsandro, disse que o tenente França, que residia no bairro Eldorado, estava na reserva da PM desde novembro do ano passado. “Ele havia atuado no antigo BME (Batalhões de Missões Especiais) e sua última atividade na PM foi no setor de Direitos Humanos da instituição”, contou.
Segundo o Sargento Alecsandro, França também era pastor da igreja Assembleia de Deus e foi sepultado em Domingos Martins.
Liderança comunitária de Novo Porto Canoa, bairro vizinho a Eldorado, Paulinho Araújo escreveu, nas redes sociais, homenagem ao Tenente França, que no meio religioso era conhecido também como Pastor Marcos.
Leia também
“Um grande amigo que certamente marcou as vidas daqueles que puderam conviver com ele, principalmente que foi amigo e pastor do meu saudoso pai. É uma notícia inesperada, mas a morte infelizmente surge a qualquer momento e por vezes leva as pessoas que nos são especiais. Ficam as recordações de um homem admirável que ensinou muito a todos quando conversava com a gente. Aos seus queridos familiares e amigos deixo os meus sentimentos. Vítima do vírus Covid 19!”, escreveu Paulinho.
O presidente da Associação de Cabos e Soldados da PM e Corpo de Bombeiros Militar, Cabo Eugênio, lamentou a morte do Tenente. Segundo o presidente, a vítima tinha hipertensão e diabetes.
Cabo Eugênio revelou que está preocupado com o aumento da contaminação pelo novo coronavírus entre Policiais Militares do ES.
“Estamos tendo dificuldades em conseguir dados, mas sei de mais dois policiais da ativa que estão internados no Jayme Santos em situação grave, porém estável. Um é do 6º Batalhão (responsável pelo policiamento da Serra) e outro é do HPM (Hospital da Polícia Militar)”, relata.
Cabo Eugênio destaca ainda que ele tem informações sobre um caso suspeito, que seria um sargento da ativa também internado, porém com quadro de saúde mais brando.
“Estamos conversando com outras associações para marcarmos reunião conjunta com o comando da PM, afim de colher mais informações sobre a contaminação na tropa e discutir novas medidas de proteção. Nós, da Polícia, não podemos ficar trabalhando trancados dentro de casa, então precisamos buscar proteção. Aqui (no ES) a situação ainda está mais controlada, tenho notícia que no Pará e no Rio de Janeiro estão morrendo policiais diariamente. Não queremos isso”, frisa.
O presidente destacou ainda que a Associação, localizada em Vitória, irá retomar as atividades presenciais na próxima segunda – feira (04) justamente para ajudar no suporte aos policiais durante a pandemia. “Temos parcerias com empresas privadas e já conseguimos mil máscaras que serão distribuídas aos policiais do 1º Batalhão”, destaca.
PM diz que distribui máscaras e materiais de limpeza
Em informação divulgada no último dia 14 de maio, a PM informou que comprou 7 mil máscaras e materiais de assepsia para distribuir aos Policiais. Disse também que a corporação segue protocolos orientados pelos órgãos de saúde e decretos governamentais.
Afirma ainda que cuidados como distanciamento social, limpeza de equipamentos e viaturas são repassados aos policiais pelos respectivos comandantes das unidades.

