Com 65 anos idoso tenta atendimento prioritário em agência do Itaú e não consegue

Compartilhe:
Ivomar esteve na agência tentando atendimento e não conseguiu. Foto: Divulgação leitor

Já imaginou ter 65 anos, ter que ficar em pé numa fila do lado de fora do banco e no sol? Ainda no final de tudo não conseguir atendimento? Esta foi a saga de Ivomar Barbosa, na busca de atendimento no banco Itaú, na agência de Jacaraípe.

Segundo Ivomar, que é morador da Praia de Capuba, ele chegou às 11 horas no Itaú, desta quarta-feira (19) e a agência estipulou um horário de atendimento a idosos de 10 às 11h para os prioritários e preferenciais. “Aonde é divulgado isso? Temos uma lei federal que garante o atendimento prioritário e eles simplesmente estão ignorando isso? Se quiser ser atendido tem que ficar no sol, atendimento ruim, demorado e tem que esperar no sol. É um absurdo uma situação dessa”, reclama.

Segundo a Constituição Federal, a garantia de atendimento ao idoso é dada tanto pela Lei 1.0741 que dispõe do Estatuto do Idoso, quanto da Lei 10.048,  que dá prioridade de atendimento a estas pessoas. A lei 10.048 garante em seu primeiro artigo que as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos terão atendimento prioritário. Também diz em seu Parágrafo único que é assegurada, em todas as instituições financeiras, a prioridade de atendimento às pessoas mencionadas no art. 1º.

O TEMPO NOVO entrou em contato com a assessoria de imprensa do Banco Itaú que disse que o Itaú Unibanco vem adotando uma série de medidas para contribuir com o objetivo de desacelerar a velocidade de propagação da Covid-19 e para evitar aglomerações, por meio de alterações no atendimento presencial na rede de agências.

Disse também que os aposentados e pensionistas possuem acesso uma hora antes do público geral e podem realizar suas transações bancárias das 9h às 10h.

Por meio de nota, acrescentou que para os demais clientes, as operações são realizadas das 10h às 14h. O banco também tem instruído os clientes a manterem entre si a distância mínima estipulada pela legislação municipal.

Além disso, orientou que os clientes  utilizem os canais digitais para efetuar operações que podem ser realizadas por meio destes, como pagamento de títulos e boletos, contratação de crédito, solicitação de segunda via de cartão e outros serviços disponíveis em https://www.itau.com.br/coronavirus/.        

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também