Mais de 2 mil mortos no ES | “Aqueles que duvidavam da pandemia precisam fazer uma reflexão profunda”

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes concedeu entrevista coletiva na tarde desta segunda (13). Foto: Divulgação

Desde o início da pandemia do novo coronavírus no ES, os óbitos no Estado já chegam a mais de 2 mil vidas perdidos para a Covid-19. Em entrevista coletiva, na tarde desta segunda-feira (13), o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes lamentou as mortes e cobrou uma “reflexão” das pessoas que “duvidavam da pandemia”. Ainda de acordo com ele, as mortes apenas por Covid-19 já representam 10% dos óbitos totais do ano passado, ou seja, considerando toas as causas de mortes.

O Espírito Santo tem até a tarde do domingo (12), 62.873 casos confirmados e 2.010 óbitos.

“Nós infelizmente chegamos ao ponto de neste fim de semana alcançarmos a cifra de 2 mil vidas perdidas, representando quase 10% do total de óbitos que tivemos no ES no último ano. Tivemos aproximadamente 24 mil óbitos em 2019 considerando todas as causas que levaram a óbito no nosso Estado”, lamentou.

Segundo Nésio o número de mortes por Coid-19 poderá representar até o final deste ano uma participação da pandemia muito maior do que qualquer outra doença na composição do número de óbitos totais no Estado.

“Aqueles que duvidavam da letalidade da pandemia, da sua violência e da capacidade dela de gerar um grande distúrbio social, grande prejuízo as famílias precisam neste momento fazer uma reflexão profunda. A pandemia de fato se instalou no mundo em todos os continentes e tem uma presença consolidada no ES, por ter sido um dos estados a primeiro diagnosticar casos no Brasil. Nós vivemos fases mais avançadas da doença em momentos anteriores a outras regiões do país”, declarou.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Mutirão vai renegociar dívidas e dar entrada em divórcio e guarda de crianças na Serra

O Dia das Mães é um dia em que se associa amor, carinho e afeto. Que tal também associar a…

55 segundos atrás

Casagrande é bem avaliado entre 85,4% dos moradores da Serra, revela pesquisa

De acordo com a pesquisa contratada pelo Jornal Tempo Novo junto ao Instituto Qualitest, estatisticamente, cerca de 60% (58,1%) dos…

7 minutos atrás

Tomei a vacina da AstraZeneca da Covid. Quais são os riscos?

LUANA LISBOA As vacinas da AstraZeneca contra a Covid não apresentam nenhum risco à saúde para aqueles que já tomaram…

9 minutos atrás

Equipes capixabas se unem para ajudar gaúchos durante torneio de basquete na Serra

A campanha de solidariedade dos capixabas para ajudar o povo gaúcho, em razão das enchentes que assolam o Rio Grande…

25 minutos atrás

PT lança nome de Roberto Carlos para Prefeitura da Serra no sábado

O Partido dos Trabalhadores (PT) promove neste sábado (11), às 9h00, no Clube da Boa Convivência, em Parque Residencial Laranjeiras,…

36 minutos atrás

Como se alimentar de forma saudável em um mundo ocupado?

Em um mundo agitado, manter uma alimentação saudável pode parecer um desafio, mas é totalmente possível com algumas estratégias práticas.…

48 minutos atrás