
Já estão nos Espírito Santo os 100 homens do Exército, liberados pelo Governo federal a pedido do governador Paulo Hartung (PMDB) para auxiliar na logística na distribuição de água e apoio nas ações de segurança no município de Colatina. O objetivo é garantir a normalidade da cidade, que será impactada pela lama oriunda do rompimento de barragens em Mariana (MG) e que atingiu o Rio Doce em ambos os estados. Os militares não têm data para deixar o município.
Os soldados chegaram na manhã deste domingo ao Estado, onde ficaram no 38° Batalhão da Infantaria, em Vila Velha, e de lá seguiram para Colatina, onde devem chegar no final da manhã para dar início à força-tarefa. A tropa foi preparada e está sob os cuidados do coronel Edson Hiroshi, comandante do 38° BI. Eles devem organizar a distribuição de água mineral e a construção de poços artesianos. O grupo também vai auxiliar nas ações nos municípios de Baixo Guandu e Linhares, outros da região Noroeste do Estado e que serão impactados com a lama que desce o Rio Doce.
Além dos militares, viaturas, várias cisternas de água com capacidade para 12.500 litros serão enviadas para a região afetada, beneficiando aproximadamente 123 mil pessoas, na operação que abrangerá uma área de 1.416.804 km2.
As informações são da assessoria de imprensa do Governo do Estado, neste domingo.
Leia também

