Suspensa licença de imóveis da Associação de Laranjeiras

Compartilhe:
Risco de prejuízo : comércios já estabelecidos podem não conseguir renovar alvará de funcionamento junto à Prefeitura. Foto: Fábio Barcelos

 

Risco de prejuízo : comércios já estabelecidos podem não conseguir renovar alvará de funcionamento junto à Prefeitura. Foto: Fábio Barcelos

Por Eci Scardini

A prefeitura suspendeu o habite-se dos imóveis comerciais já construídos e em funcionamento da Associação de Moradores de Laranjeiras erguida no entorno do estádio da entidade.

A suspensão aconteceu porque os projetos não têm mais o número de vagas de estacionamento exigidas por lei. Segundo o secretário adjunto de Desenvolvimento Urbano da Serra (Sedur), Alexandre Fiorot, na época da aprovação dos imóveis, a Associação apontou o estacionamento construído sobre a antiga praça que existia entre a sede da entidade e o ginásio como espaço para atender a demanda de vagas exigidas.

“Mas ficamos sabendo que a Associação vendeu o terreno do estacionamento. Em parte deste terreno está sendo construído um prédio, reduzindo o número de vagas. Na hora que forem renovar os seus alvarás, os responsáveis pelas lojas podem ter dificuldade”, alerta.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Segundo Fiorot a medida afeta as lojas em frente ao colégio Aristóbulo Barbosa, as lojas ao lado do ginásio de esportes e imóveis na esquina da Segunda Avenida com a rua Castro Alves, que ainda não alugados. O prédio que está sendo erguido na área da antiga churrascaria Stadium não foi afetado, já que prevê estacionamento subterrâneo.

O secretário adjunto disse ainda que para regularizar a situação a Associação de Moradores tem que arrumar novas vagas de estacionamento ou pagar um valor ao município, conforme prevê a legislação. “E esse ônus recai sobre o proprietário do imóvel”, finaliza.

A presidente da Associação de Moradores, Deborah Alves, disse que a entidade está ciente da suspensão e irá comunicar aos quatro empresários que administram os aluguéis. “Vamos aproveitar a situação para rever os valores dos contratos de aluguel que foram feitos na gestão anterior da Associação e estão abaixo de valor de mercado. Na próxima semana nos reuniremos com representes da Sedur para buscar soluções em relação a vagas de estacionamento”, completa.

Venda de terreno sob investigação 

A venda do terreno do estacionamento teria acontecido em 2002 para a GSO Imobiliária. Mas só em 2011, na gestão de Paulo Cesar “Luluca” Carneiro, a Associação assinou a transferência da propriedade de 2,3 mil m2, que teria sido negociada por R$ 160 mil.

Deborah garante que a Associação não recebeu nenhum pagamento pelo terreno e disse que já pediu que o Ministério Público investigue o caso. Já o ex-presidente Paulo Cesar “Luluca” não retornou as ligações da reportagem.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também