Categories: Notícias

Youtube, Netflix e até Google Maps para alavancar ensino na Serra

Pela smart TV, o professor acessa a internet e quaisquer conteúdos, filmes e documentários. Foto: Divulgação /PMS

A tecnologia está fazendo parte do dia a dia dos professores e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Centro da Serra. Com a implantação de uma rede wi-fi na unidade de ensino, ferramentas como Youtube, Netflix e até Google Maps são usadas pela equipe pedagógica nas salas de aulas.

Pela smart TV, o professor acessa a internet e quaisquer conteúdos, filmes e documentários. Com isso, os profissionais conseguem chamar a atenção do aluno para o conteúdo que está sendo ensinado, aumentando o interesse do estudante pelo assunto aplicado.

O diretor da Emef Centro da Serra, Luciano Rodrigues, apoia o projeto e disse que acredita que o estimulo visual seja muito importante.  “O professor acessa a internet e quaisquer conteúdos, filmes e documentários. Acredito que o estímulo visual é muito importante para ajudar na compreensão do conteúdo, seja de matemática, português ou ciências”, afirma.

A professora Clari Miranda Teodoro conta que os recursos são usados em todas as disciplinas, porém, de forma consciente. “Gosto de passar vídeos de fábulas para que eles memorizem a história e depois reproduzam mudando o final; também mostro vídeos sobre o sistema solar, para tornar o conteúdo mais próximo deles. Consigo aplicar vídeos, músicas e filmes em todas as disciplinas, mas, sempre de forma equilibrada”, afirma.

E não são somente os professores que gostaram da implantação da tecnologia nas escolas. Para a aluna do 2º ano Hellen Alves Pereira, de 7 anos, ter internet durante as aulas é positivo. “É muito legal quando a professora mostra o vídeo no Youtube e temos que produzir um texto sobre o que a gente viu. Ajuda bastante”, disse.

Todas as escolas e creches do município serão beneficiadas

O projeto de implantar a tecnologia dentro das escolas faz parte do programa Educação Conectada, cujas verbas federais contribuem para a compra de equipamentos tecnológicos e até contratação de rede de internet para as unidades de ensino.  De acordo com a Prefeitura da Serra, o programa é uma parceria da Sedu com o Ministério da Educação (MEC), e todas as 138 unidades municipais de ensino vão receber recursos financeiros para adquirir equipamentos de conectividade, contratar serviços de infraestrutura de rede e contratar internet de alta velocidade.

No município, na primeira fase do programa, todas as 67 Emef’s e 6CMEI’s (Centro Municipal de Educação Infantil) receberam os recursos. Nesta segunda fase, os demais 65 Cmeis estão em processo de adesão.A previsão é que as escolas da primeira fase até o primeiro semestre de 2019 já tenham implantado toda a infraestrutura necessária para proporcionar conectividade nas salas de aula e os demais CMEI’s terminem a implantação até o fim do ano que vem.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

28 minutos atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

12 horas atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

14 horas atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

19 horas atrás

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

21 horas atrás

Imposto de renda 2024: Confira o calendário de restituições e saiba quem terá prioridade

Neste período de imposto de renda correndo, aqueles com valores a receber que ainda quiserem entrar no primeiro lote de…

22 horas atrás