Categories: Notícias

Whatsapp aproxima médicos e pacientes

A ferramenta é útil para os médicos e pacientes. Foto: Clarice Poltronieri

Por Clarice Poltronieri

Na correria das grandes cidades, falta tempo para ir ao médico, ainda mais se for só para esclarecer dúvidas sobre um tratamento já iniciado. Para atender melhor a essas questões, o  popular Whatsapp virou um aliado na relação médico X paciente.

Quem optou pelo uso da tecnologia, aprova. O cirurgião oftálmico Cesar Ronaldo Vieira Gomes, que atende no Vitória Apart, em Carapina, diz que o uso do Whatsapp ocorreu de forma natural. Os pacientes têm o número de seu telefone e passaram a enviar as questões pela ferramenta, que hoje é de extrema importância para sua prática clínica.

“É uma complementação do atendimento. Oriento o paciente sem ele ter que vir ao consultório. Recebo dúvidas, resultados de exames e tenho como responder logo. Auxilia tanto o médico quanto o paciente”, diz.

César conta que ajuda ainda na troca de experiência entre colegas de profissão e o trabalho da equipe para marcar ou desmarcar consultas e exames.

Apesar de facilitar a vida, tem algumas desvantagens. “Aumenta um pouco a carga de trabalho nossa. Levo uns 40 minutos por dia para responder mensagens e não tenho fim de semana, mas vale a pena”, aponta.

Os pacientes aprovam. Maria Amélia Gasparini Torezani, de Porto Canoa, fez uma cirurgia de catarata. “Não precisei usar, mas acho bom porque é mais fácil falar com o médico”, narra.

Maria Vanute, de Central Carapina, também fez cirurgia de catarata e aprova a ferramenta. “Só liguei antes da cirurgia, mas fiquei tranquila sabendo que poderia falar com ele”.

Agilidade

Ana Paula Lustoza, de Jardim Limoeiro, teve conjuntivite após a cirurgia de miopia. “Achei que fosse um problema da cirurgia. Entrei em contato e ele logo agendou uma consulta”, comenta.

O pediatra Jucelino Loureiro Carlos, que atende em Laranjeiras, também aderiu. “Tiramos dúvidas simples que evita a ida dos pais ao consultório sem necessidade”, esclarece.

“Na 1ª consulta, ele já me deu o número. Até se surgir uma manchinha nela, fotografo e envio e ele vê se precisa consultar”, elogia Pamela Silva, cuja filha é atendida por Jucelino.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Jovem de 17 anos é flagrada pilotando moto sem freio e com documento vencido há 10 anos na Serra

Uma jovem de 17 anos foi flagrada pilotando uma moto sem habilitação e com o licenciamento atrasado por cerca de…

5 horas atrás

Distribuidora da Serra abre vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade

O GrupoSC, uma referência nacional na distribuição de medicamentos, anunciou a abertura de novas vagas de emprego na Serra. As…

5 horas atrás

DJ Negralha, ex-integrante do O Rappa, vem a Vitória para uma noite de baile black

DJ Negralha do Rappa Sob inspiração no lendário "Chic Show" e seguindo tendência dos maiores centros culturais do país, Vitória…

5 horas atrás

Mulher engravida pela 4ª vez após falhas no DIU e laqueadura

LAÍS SEGUIN Brenda Teixeira, 29, descobriu uma nova gestação mesmo após ter feito o procedimento de laqueadura após falha no…

6 horas atrás

Tempo Novo divulgará pesquisa de intenção de voto nesta quarta-feira

Com o objetivo de consultar a população sobre os cenários pré-eleitorais, intenções de voto e avaliação do município, o Jornal…

6 horas atrás

Sertanejo e pagode agitam cerimonial em Morada de Laranjeiras

Neste sábado (11), o palco do Cerimonial Manguinhos, em Morada de Laranjeiras, na Serra, será tomado pela galera do crossfit.…

6 horas atrás