Categories: Política

Wanildo  pode virar vereador e fiel da balança na crise política

Wanildo cobra nomeação do presidente da Câmara, Rodrigo Caldeira. Foto: Arquivo TN

A crise institucional na Serra deixou os holofotes públicos, mas segue fluindo pelos bastidores. O flanco de combate agora é em cima do suplente Wanildo Sarnáglia (Avante), que pode ser decisivo na balança interna do plenário. Ele é suplente do vereador Nacib Haddad (PDT). Este foi afastado pela Justiça em uma ação movida pelo Ministério Público, que o acusa de formar cartel de empresas para ganhar licitações. Denúncias que Nacib nega.

Na última sexta-feira (03), o Tribunal de Justiça negou o pedido de liminar para Nacib voltar ao cargo o que afastou a possibilidade de o pedetista retomar a Câmara em curto prazo e faz com que Wanildo ganhe força para assumir a vaga. Nacib é aliadíssimo do presidente da Câmara, Rodrigo Caldeira (Rede), que comanda um movimento de oposição que busca cassar o prefeito Audifax Barcelos (Rede).

Em coletiva no início de abril, Audifax acusou a Câmara Municipal de estar mancomunada com o crime organizado, com o objetivo de derrubá-lo do cargo. Já Caldeira nega as acusações e aponta calúnia do prefeito.

Nas últimas duas semanas, o Legislativo abriu seis comissões para investigar o prefeito a partir de denúncias de um ex-assessor da própria Câmara. Para isso, os oposicionistas precisariam de 2/3 do plenário, o que equivaleria a 16 parlamentares. Sem Nacib, a oposição cai para 15 vereadores e, por conta deste contexto, Wanildo poderia ser um pêndulo para enfraquecer o movimento de oposição ou para fortalecê-lo.

A reportagem falou com Wanildo, e perguntado se a demora em ser convocado seria em decorrência de má vontade política, ele confirmou: “Com certeza, não entendo por que não fui convocado ainda”. No início da semana, a reportagem já tinha falado com o suplente, que cobrou de Caldeira sua posse do cargo: “Se não me chamarem nessa semana, vou entrar com o processo para assumir a vaga. É um direito meu (…) e a obrigação é do Caldeira me convocar; isso se ele tiver interesse, né?”, disparou Wanildo.

Nos bastidores, sabe-se que o grupo de oposição e a base vêm fazendo investidas em Wanildo. Segundo um vereador que pediu anonimato: “Só vão convocar ele (Wanildo) se ele rezar a cartilha da oposição, foi assim com Fabão (suplente da vereadora afastada Neidia Maura)”, disse. A reportagem procurou a Câmara para se posicionar, mas não houve retorno, assim como o prefeito Audifax.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Bolo e política: Muribeca, Vidigal e Audifax sopram as velinhas (consecutivamente) essa semana

Durante essa semana, a Serra será palco de celebrações políticas no mínimo inusitadas, com os aniversários de três importantes (e…

12 horas atrás

Imperador da Serra lança novo álbum com releituras de arrocha e sertanejo

O músico Allan Lúcio Imperador, de Jacaraípe, na Serra, renovou sua identidade artística em 2024, adotando o nome Allan Silva…

13 horas atrás

Exagerado abre 2.800 vagas de emprego na Serra

O Exagerado, outlet que acontece entres os dias 15 e 19 de maio, abriu 2.800 vagas de emprego na Serra.…

13 horas atrás

Marcos Arrebola lança sétimo livro de sua carreira na Serra

Nesta quinta-feira (9), às 18 horas, o escritor Marcos Arrebola irá lançar seu mais novo livro na Serra. Intitulado "Rosto…

14 horas atrás

Museu do Negro será palco de festa da literatura capixaba no fim de semana

Neste final de semana - dias 10 e 11 de maio será realizada a 1ª FLIPES - Festa da Literatura…

15 horas atrás

Pagamento do IPTU na Serra é prorrogado para o final de maio

O pagamento da cota única e da primeira parcela do IPTU foi prorrogado pela Prefeitura da Serra. Agora, o pagamento…

16 horas atrás