Categories: Notícias

Volta aos estudos resgata esperança e autoestima de morador de rua

O professor Celso (em pé) com os alunos de uma das turmas do projeto coordenado pelo Centro Pop, em Limoeiro. Foto: Bruno Lyra

Carlos Jordan tem 20 anos, saiu do município mineiro de Thimóteo e veio para a Serra há pouco mais de um mês em busca de emprego. Não encontrou. Desde então, mora na rua. Mas não perde a esperança, pois voltou a estudar graças às turmas especiais de Educação de Jovens e Adultos (EJA) iniciadas há três semanas e, com isso, espera conquistar uma atividade que lhe dê renda.

Ele e outros 38 pessoas em situação de rua estão matriculados nas duas turmas formadas para atender esse público, sob a coordenação do Centro Pop (Centro de Referência Especializado para a População de Rua) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. “Creio que a partir desse projeto vou conseguir estabilidade financeira e partir para uma vida melhor. O sucesso é questão de decisão”, enfatiza Carlos.

Já o mecânico Vilson Costa, 52 anos, foi para a rua por problemas familiares e alcoolismo. Ele, que já possui o Ensino Médio e diz estar nas ruas há 60 dias, resolveu voltar a estudar para relembrar conteúdos e recuperar a dignidade. “Fui casado com uma mulher que queimou meus diplomas. Estou retornando também para revalidar essa documentação. Está sendo importante para mim, aprendo com os professores, com os colegas e quero me recolocar no mercado de trabalho”, destaca.

Por sua vez, Lucas Oliveira Scarpita, 25 anos, ficou um ano e três meses na rua. Agora, conseguiu vaga num abrigo noturno do município para atender pessoas nessa condição e sonha em empreender. “A EJA está sendo uma porta abrindo para eu poder concluir os estudos. Daqui para frente meu foco é estudar, conseguir trabalho e depois montar minha própria empresa”, revela.

Os estudantes têm aulas de língua portuguesa, literatura e matemática. “Estamos tentando resgatar a autoestima do pessoal de rua. Há alguns alunos com nível básico e outros mais avançados que podem tentar Enem, Ifes. Vamos adaptando e direcionando as aulas para atender a todos. Sabemos que é difícil, pois é um projeto piloto, mas estamos tendo ótima receptividade, os alunos estão interessados e divulgando para os colegas”, conta o professor de matemática, Fausto José Gomes Vieira.

“Eu não digo que é dar aula. Eu digo que estamos compartilhando conhecimentos. Eles são ótimos, participativos. Está sendo maravilhoso. Eles estão ganhando; porém, estou ganhando muito mais por estar aqui”, se emociona a professora de português e literatura Iza Silva.

Turmas de Fundamental e Médio em 2020

As duas turmas funcionam num espaço da Igreja Batista, outra parceira do projeto, também no mesmo bairro do Centro Pop. De acordo com o coordenador do Centro Pop, Ramon Rosa Ribeiro, as turmas estão funcionando como preparação para prova de nivelamento que irá definir quem frequentará o EJA do Ensino Fundamental e quem fará o Ensino Médio a partir de 2020, quando as aulas acontecerão no próprio Centro Pop, que será reformado para isso.

“O Centro Pop já fazia encaminhamento de assistidos para escolas regulares. Mas a gente percebeu que tinham dificuldades de permanecer por conta de diversos fatores: relacionamento com colegas de sala, autoestima, dificuldade de aprendizado, dinâmica da aula. Então, surgiu a proposta das turmas especiais e foi desenvolvida essa parceria com a Secretaria de Educação e tivemos a ajuda da Igreja Batista, parceira local. Essa EJA vem com perspectiva diferente, houve cuidado para selecionar dois professores que pudessem abarcar a linguagem dessa população”, detalha Ramon.

O representante do Movimento dos Trabalhadores em Situação de Rua, Teófilo Roberto de Souza, acompanha de perto o projeto e afirma que a EJA em turmas especiais é fundamental para ajudar pessoas nessa condição. “Essa é uma demanda do Movimento desde 2013 e que bom que esteja acontecendo agora na Serra. É algo que vai ajudar a resgatar o ser humano que hoje se encontra em situação de rua”, destaca.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Serra brilha no Estadual de Wrestling e mira cenário internacional

Os atletas da Serra conquistam medalhas no Estadual 2025 de Wrestling em Guarapari e já se preparam para o Campeonato…

12 minutos atrás

Circo Portugal anuncia últimas semanas na Serra com meia-entrada para todos

Entre as atrações do Circo Portugal estão Homem-bala: oitavo maior do mundo, anunciou últimas semanas na Serra com meia entrada…

34 minutos atrás

Trupe Barroca celebra 300 anos de “As Quatro Estações” com apresentação gratuita no ES

Concerto gratuito da Trupe Barroca homenageia os 300 anos de “As Quatro Estações” de Vivaldi, com a renomada violinista Cynthia…

1 hora atrás

Clube Capixaba conquista bronze em campeonato de Handebol e garante vaga no Brasileiro

Foto: divulgação A equipe de handebol do Clube Capixaba venceu o São Bernardo (SP) por 32 a 27 e conquistou…

1 hora atrás

Alma Djem e Macucos abrem show de despedida do Natiruts em Vitória

A banda Alma Djem, fará o show de abertura para a turnê de despedida do Natiruts, com direito a participação…

2 horas atrás

‘Peladão’ em condomínio da Serra: síndico pode ser penalizado por omissão

Morador de condomínio na Serra foi flagrado se masturbando na janela do seu apartamento. Crédito: Divulgação No dia 29 de…

2 horas atrás