Saúde

Você sabia que amanhã (5) é o Dia Mundial de Higienização das Mãos? Entenda melhor

Além da Covid, inúmeras outras doenças podem ser evitadas com a lavagem de mãos, como, por exemplo, a diarreia, a gripe, parasitoses, conjuntivite, escabiose (sarna) e herpes simples. Foto: Freepik

Nesta quarta-feira, 5 de maio, data instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para celebrar o Dia mundial de Higienização das Mãos, seremos lembrados, mais uma vez, sobre a importância desse hábito simples que tem o poder de proteger o corpo humano contra várias doenças.

“Lavar as mãos salva vidas. Esse é o maior lema de qualquer controlador de infecção hospitalar”, frisa a infectologista da Unimed Vitória Ana Carolina D’Ettorres.

O cenário de pandemia tornou ainda mais essencial o lembrete de que é necessário lavar as mãos constantemente. No entanto, com ou sem pandemia, esse costume deve fazer parte da rotina das pessoas. Além da Covid, inúmeras outras doenças podem ser evitadas com a lavagem de mãos, como, por exemplo, a diarreia, a gripe, parasitoses, conjuntivite, escabiose (sarna) e herpes simples.

A lavagem de mãos adequada deve durar de 20 a 30 segundos pelo menos. “Importante lembrar que a higienização de mãos envolve todas essas áreas, não basta só jogar o álcool ou a água de qualquer forma e achar que está correto. Devemos incluir as regiões entre os dedos, pontas dos dedos, dorso da mão e punho”, alerta a especialista.

A higienização de mãos adequada é feita com água e sabão ou álcool. Caso exista alguma sujidade visível nas mãos, só o álcool não resolve, e será preciso lavar com água e sabão também. “Com a pandemia, a gente viu a importância que tem a higienização de mão na cadeia transmissora da doença. Esse gesto tem papel fundamental no controle da infecção”.

Já no ambiente hospitalar a lavagem das mãos evita a transmissão de germes multirresistentes. Quando o médico lava as mãos, quebra a cadeia de transmissão de bactérias de um paciente para o outro. Tanto profissionais de saúde quanto a população devem ficar sempre atentos. A higienização das mãos é, junto com o uso de máscaras, a medida mais preventiva contra a Covid-19 disponível no momento.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

10 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

16 horas atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

17 horas atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

1 dia atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

1 dia atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

1 dia atrás