Categories: Notícias

Você sabe como é utilizado o sangue que você doa?

Para doar é preciso ter idade acima de 16 anos. Foto: Divulgação

Depois de sofrer um grave acidente de moto, em maio do ano passado, a comerciante Ione Duarte Costa, 59 anos, passou por longos períodos de internação e algumas cirurgias. Em sua última passagem pelo hospital, ela precisou fazer transfusão de sangue, um procedimento que só é possível porque existem pessoas que se dispõem a ajudar.

Obviamente, a comerciante não sabe de quem é o sangue que hoje corre nas veias dela, mas garante que, se soubesse, agradeceria.  Segundo Ione o sangue ajudou a salvar sua vida.ela precisou realizar seis transfusões de sangue.

Cada doador pode ajudar até três pessoas com uma única doação. O sangue é dividido em quatro partes: concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, plasma fresco e crioprecipitado, que é um concentrado de proteínas.

Demanda

Os intensivos apelos para doação de sangue não são à toa. Para se ter ideia da complexidade do processo de transfusão sanguínea, Daniella Dazzi, coordenadora da Agência Transfusional do Hospital Estadual de Urgência e Emergência explica que um paciente adulto que necessita de uma única transfusão de concentrado de plaquetas precisa da doação de sete pessoas em média. Dependendo do quadro do paciente, a quantidade de transfusões pode ser maior, elevando também o número necessário de doações.

Quem pode doar

Para doar sangue é preciso ter de 16 a 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis.

Caso o voluntário tenha almoçado, o procedimento deve ser feito após três horas. E se for um doador frequente, ele não pode deixar de obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

O interessado deve apresentar um documento original com foto, preencher um cadastro com informações básicas e responder a um questionário. Em seguida, passará por triagem para examinar sinais vitais como pressão, pulso e temperatura.

Na Serra, os interessados em doar sangue podem se dirigir a Unidade de Coleta à Distância da Serra que fica na Avenida Eudes Scherrer Souza, s/nº (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva). Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h30. Tel. 3338-7880/3338-7373.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Estado abre concurso público com 600 vagas e salários de R$ 1.890 a R$ 8.013

O Governo do Estado anunciou, através da Fundação Estadual de Inovação em Saúde – iNOVA Capixaba, a abertura de um…

1 hora atrás

Ouriços invadem casa na Serra e são resgatados pela Fiscalização Ambiental

Um casal de ouriços-cacheiros foi resgatado pela equipe da Fiscalização Ambiental na manhã desta segunda-feira (29). Os roedores, conhecidos por…

19 horas atrás

Poeta Teodorico Boa Morte dá nome a biblioteca da Estação Conhecimento na Serra

A Estação Conhecimento Serra, que funciona em Cidade Continental, realiza nesta terça (30), às 15h, a inauguração de dois novos…

20 horas atrás

A Serra pode e deve competir com Itaparica no mercado imobiliário e construção civil, mas depende de Manguinhos

Há alguns anos, os Censos Imobiliários confeccionados e publicados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito…

20 horas atrás

Morar Construtora lança novo condomínio-clube perto de Bicanga na Serra

No dia 20 deste mês, a Morar Construtora realizou o evento de lançamento do seu mais recente empreendimento: o Vista…

20 horas atrás

Jovem de 24 anos é encontrado morto em mangue na Serra

Um jovem de 24 anos – identificado como Luiz Henrique Batista da Silva – foi encontrado morto em um manguezal…

21 horas atrás