Categories: Amar é o Bicho

Você conhece o olho de cereja em cães?

O olho de cereja é uma patologia que algumas raças de cães têm predisposição de desenvolver. Algumas dessas raças incluem Shar Pei, São Bernardo, Boston Terrier, Lhasa Apso, Bulldog, shih-tzu beagles, etc .. Entretanto qualquer cão, independentemente da idade ou do sexo ou raça pode desenvolver olho de cereja.

O que é  olho de cereja em cães?

Baseia-se na condição em que o animal sofre de um prolapso da glândula da terceira pálpebra. Existem três pálpebras, a superior, inferior e a terceira pálpebra. A terceira pálpebra não é normalmente vista e funciona como um limpador para proteger o olho de corpos estranhos (poeira, areia, etc..) quando esta terceira pálpebra salta, evidencia-se como uma massa de tecido avermelhado no canto do olho.

Esse problema ocorre dentro de um ano de vida do cão, não sendo uma regra. Geralmente ocorre devido à fragilidade do tecido conjuntivo em torno da glândula da terceira pálpebra. Esta glândula começa a se movimentar-se e com isso ocorre irritação local e inchaço, a secreção mucosa e a terceira pálpebra tornam-se sangrenta, ulcerada e levar a conjuntivite no cão.

Causas

Este problema ocular nos cães é pensado para ser uma condição hereditária. Entretanto, estudos ainda não estão muito claros na parte genética. Acredita-se que pode ser devido à fragilidade dos tecidos conjuntivos do olho. Estes tecidos permitem a glândula a afastar-se da sua posição correta, ou seja, o prolapso da glândula. Isto promove irritabilidade e inflamação. A glândula torna-se propensa a infecções bacterianas secundárias que leva a outros problemas patológicos da terceira pálpebra e às condições do duto.

Sintomas e sinais observados

  • Massa vermelha ou tecido róseo oval que se projeta a partir do canto do olho para o focinho.
  • Olhos lacrimejantes
  • Situação conjuntiva inflamada
  • O cão tenta limpar com pata o olho às vezes e acaba lesionado ainda mais, podendo ter além do problema atual, lesões em córnea.
  • Miasses em região dos olhos, podendo levar o cão a perder o globo ocular.

Tratamento

O cirurgião veterinário pode tentar mover a glândula na sua posição anatômica. Existem várias outras cirurgias que ajudam a corrigir o problema. Algumas vezes, a remoção completa da glândula é feita. No entanto, esta é evitada na maioria dos casos, uma vez que promove o olho seco em cães.

Por Thiago Oliveira do Nascimento

Médico Veterinário CRMV 1745/ES

Contato: (27) 99773-6166

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

20 horas atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

1 dia atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

1 dia atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

1 dia atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

1 dia atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

1 dia atrás