Categories: Meio Ambiente

Vitória manda peixes a laboratório para saber causas de mortandade em Camburi

Em 21 de julho de 2015 também houve mortandade de peixes em Camburi. Foto: Divulgação / Paulo Moreira

O município de Vitória vai analisar, em laboratório, amostras dos peixes que apareceram mortos na tarde da última terça-feira (17) em Camburi. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura da capital, o objetivo é descobrir as causas da mortandade. Assim que tiver o resultado, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), prometeu divulgá-lo, mas não deu previsão de data.

A mortandade foi registrada na altura do bairro Jardim da Penha e chamou a atenção de quem passava por lá. Nas redes sociais o assunto também ganhou repercussão. Segundo a Semmam, havia na areia da praia cerca de 100 peixes.

Também foram ao local os técnicos do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema). De acordo com a assessoria de imprensa do Iema, não foi notado combustível, minério ou outro produto químico na água. O órgão acrescentou que a responsabilidade pela retirada dos animais da praia é da prefeitura de Vitória.

Um dos cartões postais do estado, a Praia de Camburi ficou famosa nas últimas quatro décadas pela poluição que sofre. Tanto de esgoto doméstico, através do Canal da Passagem e do córrego Camburi, quanto pelos resíduos industriais da Vale em Tubarão. Notadamente na porção norte da Praia, onde há minério de ferro na areia e também no fundo do mar.

A mineradora inclusive tem até o final do mês para apresentar um projeto de retirada do minério das areias da praia. Outro impacto importante nas águas do mar em Camburi estão associados ao tráfego de navios e a carga/descarga dos mesmos no Porto de Tubarão, administrado pela Vale.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

14 minutos atrás

Imposto de renda 2024: Confira o calendário de restituições e saiba quem terá prioridade

Neste período de imposto de renda correndo, aqueles com valores a receber que ainda quiserem entrar no primeiro lote de…

1 hora atrás

Jovem de 23 anos é morto após atacar policiais na Serra

Um jovem de 23 anos foi morto, na noite de quinta-feira (2), durante confronto com a Polícia Militar, em Cidade…

2 horas atrás

Murilo Godoy e Atividade Paralela agitam cervejaria da Serra

Nesta sexta-feira (3), a Wild West Cervejaria, localizada em São Diogo, na Serra, receberá o músico Murilo Godoy a partir…

2 horas atrás

Trupe carioca traz espetáculo infantil para Vitória no domingo

A trupe da Pepeto Teatro Infantil, do Rio de Janeiro, chega à Vitória para apresentar, neste domingo (5), duas sessões…

3 horas atrás

Serra inicia campanha ‘Maio Amarelo’ com ações vias públicas, escolas e creches

O mês de maio é de conscientização da população para um trânsito mais seguro e na Serra a campanha “Maio…

3 horas atrás