Categories: Economia

Vitória fica com ISS de Praia Mole e não diz quanto recebe

O porto de Praia Mole (1º plano), tem toda logística rodoviária e ferroviária acessada através do município da Serra. Foto: Divulgação

Clarice Poltronieri

Mesmo com a Lei de Acesso a Informação, a prefeitura de Vitória não revela o quanto às operações do Porto de Praia Mole geram de Imposto Sobre Serviços (ISS). A assessoria da Secretaria Municipal de Fazenda do município afirma estar impossibilitada de fornecer os dados pedidos devido a uma outra lei que garante sigilo fiscal.

Apesar do Porto estar situado na divisa com a Serra e esta sofrer com ônus administrativo gerado pelo tráfego, poluição e risco de acidentes, desde 2007 uma decisão do Tribunal de Justiça do Estado determinou que o recolhimento do imposto fosse todo para a capital.

No entanto, a própria ArcelorMittal, empresa responsável pela operação do porto, reconhece a dúvida sobre o repasse de ISS e aponta em seu relatório de demonstrações financeiras provisões para riscos.

No relatório, são especificados riscos prováveis e riscos possíveis no repasse de ISS. “Os questionamentos decorrem de divergências acerca da natureza dos serviços contratados, bem como de divergências de entendimento na aplicação do Convênio firmado entre os Municípios de Serra, Vitória e a Companhia Siderúrgica Tubarão, em 2004, para fins de definição do município competente para exigir o imposto, haja vista que a empresa está situada geograficamente em ambos os Municípios”.  (extraído do relatório, página 10, itens 26.a e 26.b).

A redação procurou as empresas que fazem uso do Porto (ArcelorMittal, Usiminas e Gerdal) para saber quanto é gerado de ISS com as operações, mas não obteve resposta até a tarde da última quarta (28). A assessoria da ArcellorMittal, no entanto, disse que responderia na manhã de quinta (29), mas devido ao feriado na Serra, o jornal não teve como publicar no impresso, cuja edição foi finalizada na noite da última quarta, deixando a atualização para o portal.

Lideranças do Movimento Popular e políticos da Serra afirmaram que vão trabalhar para que pelo menos parte do ISS gerado no porto venha para o município.

 

 

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

2 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

8 horas atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

9 horas atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

21 horas atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

23 horas atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

1 dia atrás