Categories: Meio Ambiente

Vitória diz que segue rigor técnico da ‘engorda’ de praias, mas não desmente impactos na Serra

PMV que aumentar a faixa de areia da Cruva da Jurema (foto) e Camburi. Já a Associação de Manguinhos aponta impactos na Serra. Foto: divulgação/arquivo TN

Após a Associação de Moradores de Manguinhos questionar a chamada ‘engorda’ das praias de Camburi e Curva da Jurema em Vitória e apontar supostos impactos de erosão nos Balneários da Serra, a Prefeitura da capital se pronunciou sobre o caso. Em uma curta nota encaminhada pela assessoria de comunicação, a PMV diz que adotou todos os procedimentos necessários, mas não desmentiu que a ação em suas praias possa causar impactos ambientais nos municípios vizinhos.

Em documento direcionado ao Ministério Público – e encaminhado ao TEMPO NOVO, o líder comunitário de Manguinhos, Guilherme Lima, pediu que o órgão faça intervenção junto a PMV para que sejam apresentados estudos que comprovam que a engorda da faixa de areia de suas praias não iriam causar erosão na Serra, devido a “quebra de correntes marítimas”.

Em nota a PMV disse: “A Secretaria de Meio Ambiente de Vitória (Semmam) informa que até a presente data não recebeu nenhum questionamento do Ministério Público do Espírito Santo acerca do assunto. Informa, ainda, que todos os procedimentos adotados pela Semmam estão de acordo com o ordenamento legal, a proteção ambiental e o rigor técnico/científico”.

Na nota, a Prefeitura de Vitória não deixa claro se há estudos sobre impactos em municípios vizinhos. Em recente matéria publicado pelo TN, Guilherme Lima, disse há cerca de 15 anos, quando foi feito a última engorda em Camburi, e os impactos ambientais se refletiram em Manguinhos e Jacaraípe em forma de erosão crônica em decorrência da quebra das correntes marítimas.

“Em 15 anos, perdemos mais de 10 metros da faixa de areia entre os restaurantes Chico Bento e o Vagão (Estação Primeira de Manguinhos), que é conhecida como a Praia do Meio”, denuncia o líder comunitário.

Ainda de acordo com ele, os balneários da Serra, que são vizinhos da capital, não foram consultados sobre a ação de ‘engorda’ em Camburi e Curva da Jurema e nem foi apresentando nenhum plano de mitigação de impactos ambientais.

“Vitória quer melhorar suas praias à custa das nossas, por isso não vamos permitir. Fizemos uma denuncia ao Ministério Público, solicitando informações e não descartamos entrar na Justiça contra a Prefeitura de Vitória”, disse Guilherme.

No documento encaminhado ao Ministério Público, a Associação de Manguinhos pede que o órgão “intervenha junto a Prefeitura de Vitória, o mais rápido possível devido a iminência do início das obras”, e denuncia irregularidades no processo de licenciamento. O documento lista 9 questionamentos, entre eles a carência de estudos de impacto ambiental regionalizado.

Entenda a ‘engorda’ das praias da capital

De acordo com a Prefeitura de Vitória, a previsão é que as obras comecem ainda nesse mês de março. Serão retirados 250 mil m³ de areia duas jazidas marinhas na saída do canal de Vitória, próximas à Terceira Ponte. Dentre esse montante, 50 mil m³ serão  para a ‘engorda’ da praia da Curva da Jurema, que deve acrescentar entre 40 e 50 metros a mais de faixa de areia.

Já o restante dos 200 mil m³ serão despejados na Praia de Camburi, entre o Píer de Iemanjá e a Ilha de Socó, que tem trajeto de 1,2 km. A previsão é ganhar mais 30 metros de faixa de areia. As obras estão orçadas em R$ 14 milhões, já foi feito a contratação da empresa que aguarda o processos de licenciamento para começar a trabalhar.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Jovem de 17 anos é flagrada pilotando moto sem freio e com documento vencido há 10 anos na Serra

Uma jovem de 17 anos foi flagrada pilotando uma moto sem habilitação e com o licenciamento atrasado por cerca de…

3 horas atrás

Distribuidora da Serra abre vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade

O GrupoSC, uma referência nacional na distribuição de medicamentos, anunciou a abertura de novas vagas de emprego na Serra. As…

3 horas atrás

DJ Negralha, ex-integrante do O Rappa, vem a Vitória para uma noite de baile black

DJ Negralha do Rappa Sob inspiração no lendário "Chic Show" e seguindo tendência dos maiores centros culturais do país, Vitória…

3 horas atrás

Mulher engravida pela 4ª vez após falhas no DIU e laqueadura

LAÍS SEGUIN Brenda Teixeira, 29, descobriu uma nova gestação mesmo após ter feito o procedimento de laqueadura após falha no…

4 horas atrás

Tempo Novo divulgará pesquisa de intenção de voto nesta quarta-feira

Com o objetivo de consultar a população sobre os cenários pré-eleitorais, intenções de voto e avaliação do município, o Jornal…

4 horas atrás

Sertanejo e pagode agitam cerimonial em Morada de Laranjeiras

Neste sábado (11), o palco do Cerimonial Manguinhos, em Morada de Laranjeiras, na Serra, será tomado pela galera do crossfit.…

4 horas atrás