Categories: Notícias

Visita de ano novo? Cobra gigante invade casa na Serra e moradores ficam apavorados; veja vídeo

Cobra apareceu em uma casa do bairro Maringá. Foto: Divulgação

Uma cobra da espécie jiboia acabou causando alvoroço entre moradores da comunidade de Maringá, na Serra. A serpente realizou uma ‘visita’ de início de ano e invadiu a residência de uma família do bairro – que possui extensa área verde no seu entorno – no último fim de semana.

Ao avistarem o animal, que não chegou a entrar dentro da casa, mas estava circulando pelo terreno, os moradores acionaram a Secretaria de Meio Ambiente da Serra. Os auditores fiscais foram ao local, no último sábado (1º), e resgataram a cobra.

A equipe a devolveu à natureza na Área de Proteção Ambiental da Lagoa Jacuném, localizada em Barcelona. A jiboia tinha cerca de dois metros. Esse animal é uma serpente do grupo das constritoras que se destaca pelo seu grande porte, comportamento noturno e por ser a segunda maior espécie de serpente do Brasil.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, outra serpente também foi resgatada, no sábado, da restinga da praia de Manguinhos, pela equipe de fiscalização de meio ambiente da Serra com apoios de agentes de trânsito.

Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente da Serra informam que tem sido comum o aparecimento de cobras. Caso isso aconteça, o munícipe deve acionar o Departamento da Fiscalização de Meio Ambiente, por meio do telefone de plantão: (27) 99951-2321.

Para entender um pouco mais sobre o animal, a reportagem tirou dúvidas com o biólogo Cláudio Santiago. Segundo ele, a jiboia é uma cobra inofensiva – de nome científico ‘Boa constrictor’. “É um animal inofensivo e que não é preciso ter medo, porém não se deve tocar, caso não seja habilitado para tal situação. O melhor é entrar em contato com os órgãos ambientais competentes para tomarem as devidas providências”.

Ainda de acordo com os fiscais do Meio Ambiente, neste período é muito comum as cobras saírem de seu habitat, sobretudo em busca de alimento. Por conta disso, é necessário que os moradores fiquem em alerta e saibam como agir ao se deparar com um animal.  As principais dicas são:

  • Se afaste;
  • Isole a área;
  • Faça contato imediato com a equipe de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente pelo (27) 99951-2321.
Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

59 minutos atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

7 horas atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

8 horas atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

20 horas atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

22 horas atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

1 dia atrás