Categories: Sem categoria

Virtudes Legislativas

Até o início do século passado, eram as Câmaras de Vereadores que administravam os municípios. Desde o império, formavam uma espécie de Conselho Municipal, cujo líder se encarregava das ordens dos serviços na cidade. Com a crescente concentração urbana e expansão da demanda pública, precisou da exclusividade do chefe: o prefeito – aquele que faz o que tem que ser feito).

A partir daí coube ao Legislativo, além de legislar, fiscalizar e representar setores sociais. É o parlamento que dá voz aos interesses, desejos e necessidades da população, buscando soluções via lei ou comunicação.

Tudo bem.   Mas o que está acontecendo com a Câmara Municipal da Serra, com seus nobres edis e sua diretoria? Por que não se entendem? A quem representam nessa insana trama pelo controle do poder?

Em meados da década de 50, com a Serra ainda beirando os 20 mil habitantes, houve a cizânia quando Rômulo Castelo eleito presidente da Câmara, foi contestado pelo grupo opositor liderado por Naly Miranda.

Por três meses as sessões legislativas se realizaram simultaneamente em locais diferentes, até que o judiciário desse fim ao imbróglio.

Mais de meio século depois são mais de 500 mil cidadãos e cidadãs que sem entender o que se passa na Câmara, repugnam o tosco espetáculo transmitido online país afora, e que distorce a imagem da mais importante e progressista cidade do Estado.

Certamente os 23 vereadores serão exemplares para seus representados, desejando bom ano de virtudes fraternas. São também os nossos votos.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

2 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

2 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

2 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

2 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

2 dias atrás