Categories: Arquivo

Violência explode em Jacaraípe e deixa moradores aterrorizados

 

A avenida Abdo Saad concentra o comércio da região que tem sofrido com assaltos cada vez mais violentos. Foto: Redação TN

Caio Dias

A violência na região de Jacaraípe não dá trégua e a comunidade local está aterrorizada com a sequencia de crimes. Um dos mais recentes aconteceu na última terça –feira (18). Foi um tiroteio às 17h e 30 min ao lado de uma escola e no momento de saída dos estudantes culminou com a morte de Felipe Vasconcelos de 21 anos que tentou assaltar um policial.

Na último dia 10 de fevereiro, o empresário Luiz Rizzo, dono de uma franquia do supermercado Multishow, foi baleado no abdômen quando chegava ao Banco Brasil de Jacaraípe. O empresário foi ao banco acompanhado de um amigo e portava um malote. Foi abordado por um bandido em uma moto. O assaltante atirou e fugiu com o malote.

“Quando se trata de segurança, esquecemos até os buracos da Avenida Abdo Saad”, afirma o presidente do Conselho de Segurança da Grande Jacaraípe e de Manguinhos, Thiago Menezes. Só no mês de maio, 495 Boletins de Ocorrência foram realizados pessoalmente em delegacias da região e 197 pela internet, conta Thiago. Só ele já teve sua loja assaltada três vezes.

“Os roubos na orla ocorrem não só no comércio, mas também nas ruas, onde carros e celulares são roubados com frequência”, ressalta o Thiago, que reconhece esforço da polícia na região. A reportagem procurou a Polícia Civil para confirmar a quantidade de BO´s mas até o fechamento da matéria não teve retorno.

Diante disso, a população está a apavorada. Segundo Dudu Moraes, presidente da Associação de Moradores de Parque Jacaraípe, a violência cresceu muito em todo lugar, principalmente por conta da crise que vive o país. “Eu ando este município todo e vejo polícia agindo dia e noite, mas o efetivo é pequeno aqui para cobrir uma região grande e os PM’S estão desmotivados pela política que o governo estadual vem impondo a eles”, avalia.

Com a reestruturação da PM após a paralisação de fevereiro, o policiamento na região de Jacaraípe passou a ser feito pela 14ª Cia Independente, que também atende Manguinhos, Feu Rosa e Vila Nova de Colares e Nova Almeida.

Polícia diz que crimes estão diminuindo

Associações de moradores e comerciantes de Jacaraípe se reúnem todo mês com a 14ª Companhia da PM e lá debatem as ocorrências do local. Para Adilson Souza, presidente do Centro Comunitário de Jacaraípe a implantação dessa companhia vai melhorar a situação e ressalta: “Oriento sempre a comunidade que qualquer ocorrência é para acionar imediatamente o Ciodes pelo 190”, diz.

Comandante do 14ª Cia, o major Maximiliano Werneck disse que o efetivo que atende a região abrangida pela Companhia subiu de 153 para 223 policiais.  E apesar dos moradores de Jacaraípe afirmarem o contrário,  Werneck disse que os assassinatos, furtos e roubos estão diminuindo. E que a apreensão de armas cresceu. O telefone da 14ª Cia é o (27) 3243-4844.

 

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

22 horas atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

1 dia atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

1 dia atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

1 dia atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

1 dia atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

1 dia atrás