Categories: Política

Vidigal quer consenso, mas disputa dever definir direção do PDT

Vidigal é presidente do PDT desde 2001: de lá para cá foram cinco eleições. Foto: Divulgação

Conceição Nascimento

Enquanto a militância pedetista se organiza para a sua convenção, em 9 de dezembro, duas das principais lideranças da legenda, os deputados  Sérgio Vidigal (federal) e Da Vitória (estadual), costuram aliados para ficar no controle do partido pelos próximos dois anos. A disputa ocorrerá durante a convenção, e as inscrições de chapas podem ser feitas até a próxima segunda-feira (4).  

Desde 2001 o PDT tem sob seu comando o deputado federal Sérgio Vidigal, que defende uma chapa de consenso. Mas na outra ponta um grupo desponta e defende o nome do deputado estadual Josias da Vitória para a Presidência da legenda. Assim como eleições internas de outros partidos, como o PT e o PSDB, o ponto chave dessa disputa deve partir da relação do partido com o governador Paulo Hartung (PMDB).

Da Vitória confirma a intenção de disputar a vaga de presidente do PDT capixaba. “Pessoas no partido estão com vontade de ter outra chapa, e não tenho dificuldade em ser cabeça de chapa, porque desprendimento é comigo mesmo. Importante respeitar as sugestões e amadurecê-las, mas disposição e coragem são comigo. Se for o caso de uma chapa alternativa, vamos disputar. Até o fim de semana há tempo para ouvir aqueles que me ligam querendo que eu seja candidato a presidente”, disse.

Sobre a presença do PDT na base de apoio do governo Paulo Hartung, Da Vitória é enfático. “Defendo que não deveria ter entrado, não acredito nesse governo, que governa para os seus e não vai dar resultado na coletividade”.

Já o atual presidente da legenda, o ex-prefeito da Serra, Sérgio Vidigal, disse que trabalha para um consenso. “Meu nome é construído em cima de consenso. Vamos ouvir os companheiros primeiro, se tiver outro nome de consenso e que contemple a manutenção da história do partido, vamos avaliar. Democracia é isso, tem disputa. Se for pra preservar a história do partido, sou soldado”.

Sobre a relação do PDT com o Governo do Estado, Vidigal desconversa. “Não temos compromisso com o Governo, temos compromisso com o PDT e com a candidatura de Ciro”, disse.

 A convenção será realizada no Golaço, em Jardim Limoeiro, a partir das 9h e tem confirmadas as presenças de Ciro Gomes e do presidente nacional da legenda, Carlos Lupi.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

3 horas atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

6 horas atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

10 horas atrás

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

12 horas atrás

Imposto de renda 2024: Confira o calendário de restituições e saiba quem terá prioridade

Neste período de imposto de renda correndo, aqueles com valores a receber que ainda quiserem entrar no primeiro lote de…

13 horas atrás

Jovem de 23 anos é morto após atacar policiais na Serra

Um jovem de 23 anos foi morto, na noite de quinta-feira (2), durante confronto com a Polícia Militar, em Cidade…

14 horas atrás