Meio Ambiente

Vídeo irá mostrar belezas e potenciais da Apa do Mestre Álvaro

No primeiro plano o Jardim Botânico, onde está a sede da Apa. Ao fundo, a paisagem do Mestre Álvaro a partir da Serra Sede. Foto: Arquivo TN/Bruno Lyra/ 16 – 10 – 19

A Área de Proteção Ambiental (Apa) do Mestre Álvaro irá ganhar um vídeo institucional contratado pela Prefeitura da Serra, responsável pela gestão do espaço. Nesta segunda feira (17) foi publicado no Diário Oficial que a empresa Fernando Mazza Cursos e Treinamentos fará o vídeo ao custo de R$ 13 mil.

O contrato foi assinado no último dia 29 de abril e tem vigência de dois meses, segundo a publicação. A Apa do Mestre Álvaro tem 2.389 hectares e abrange a maior parte da montanha que leva seu nome, além de possuir um ‘braço’ que vai até o Jardim Botânico (Horto Municipal) na Serra Sede. No local está a edificação que abriga a sede da APA.

Com 833 metros de altitude em seu cume, o Mestre Álvaro é um dos pontos mais elevados do litoral capixaba e de onde se consegue uma visão de 3600. Suas diversas trilhas e cachoeiras são frequentadas por aventureiros e amantes da natureza, tendo na Serra ong’s e ativistas que atuam em guiamentos e também na luta pela preservação do espaço.

Mesmo sendo importante ponto de visitação, o Mestre Álvaro não possui sequer sinalização das trilhas. Ano passado a Prefeitura chegou a anunciar que contrataria uma empresa para fazer esse serviço. Em entrevista ao Tempo Novo em abril, o atual secretário de Meio Ambiente da Serra, Cláudio Denícoli, prometeu dar prosseguimento à essa contratação.

Dentre as ameaças à Apa estão a expansão urbana desordenada – tanto residencial quanto empresarial – a caça clandestina e também a implanatção do Contorno do Mestre Álvaro (BR 101), que está formando barreira à circulação de animais silvestres entre as matas da montanha, os alagados ajdacentes e as florestas do interior capixaba, além de aumentar a pressão do mercado imobiliário.

Em 2018 o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do ES (Idaf) fez revisão do território da Apa e o reduziu de 3.470 para 2.389 hectares, fato que gerou reclamações dos ambientalistas que atuam na proteção ao Mestre Álvaro.

 

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Parque da Cidade terá festival de cerveja artesanal com música e gastronomia

Na próxima semana, o Parque da Cidade recebe mais um festival de cerveja artesanal. O Serra  Beer Festival será realizado…

27 minutos atrás

“Vila Velha é a bola da vez”, afirma novo presidente da Assevila

A posse da nova presidência e diretoria da Associação dos Empresários de Vila Velha (Assevila) reuniu lideranças políticas e empresariais…

48 minutos atrás

Policial baleado na cabeça em bairro da Serra acorda do coma

O policial militar Saimen Rodrigues, que foi baleado na cabeça em Cidade Pomar, na Serra, despertou do coma. A informação…

1 hora atrás

Pop rock nacional e internacional animam sexta e sábado de cervejaria em Bicanga

Que tal aproveitar 500ml de cerveja pagando apenas por 300ml a noite toda? Isso é possível na Cervejaria Incrível, localizada…

1 hora atrás

“Jogo do Tigrinho”: casal de influenciadores é preso dentro de condomínio de luxo na Serra

Um casal de influenciadores de Minas Gerais, suspeito de movimentar cerca de R$ 20 milhões de maneira irregular – quantia…

2 horas atrás