Amar é o Bicho

Vida das tartarugas para alegrar garotada no Dia das Crianças

As atividades incluem desde alimentação monitorada as tartaruga a oficinas de arte e contação de história. Foto:: Tamar

Outubro é o mês das crianças e quem quiser fazer uma programação diferente com o filho, em Vitória, tem agenda repleta de atividades ambientais. É na sede do Projeto Tamar, que ajuda a proteger as tartarugas marinhas no Brasil desde 1980. No Espírito Santo, a sede do projeto fica na Praça do Papa, e vai oferecer pintura de rosto, contação de história, visitas orientadas as tartarugas e ainda alimentação dos animais.

No local, o visitante conta com roteiro interpretativo sobre a conservação das tartarugas marinhas no Brasil, biologia das espécies, espaços temáticos sobre a Foz do Rio Doce e a Ilha da Trindade, principais locais de desova das tartarugas no estado.

Há um auditório para realização de palestras e exibição de vídeos, dois tanques com espécimes de tartarugas marinhas. O tanque menor representa o ninho e os filhotes, e o tanque maior é montado dentro de um barco e mostra o risco da captura incidental na pesca ao ambiente marinho.

Neste sábado (5), das 14 às 16h, tem oficina de artes com pintura intuitiva com tintas naturais com o Grupo Arte da Terra.

No dia 12, no mesmo horário, tem oficina de artes para pequenos artistas com pintura livre com tinta guache. Já no dia 13, acontece roda de leitura, das 14 às 16h. O tema é ‘O conto da tartaruga e a água-viva de plástico’.

Dia 15, no mesmo horário, ocorre o resgate de brincadeiras, com atividades dos tempos antigos. No dia 19, as crianças poderão pintar tartarugas de gesso por meio da oficina de artes, das 14 às 16h.

No dia 26, a atividade será de brincadeiras como pula corda, bilbloquê, pé de lata e outras brincadeiras antigas.

Nos finais de semana acontecem atividades interativas, sempre às 10h e às 15h, com visita orientada as instalações do Tamar, aberta a grupos. É necessário fazer agendamento prévio.

Já às 11h e às 16h, acontece a alimentação interativa, onde crianças e visitantes podem alimentar as tartarugas.

Em Vitória, o Tamar fica na Praça do Papa, na Enseada do Suá e funciona de Terça a domingo e feriados, das 8h30 às 17 horas. Telefone: (27) 3225-3787.  O valor dos ingressos inteira custa R$ 16 e meia R$ 8.

Sobre o Tamar

O Tamar executa ações de pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no país, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea).

Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 26 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.

Confira a programação de outubro:

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

1 dia atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

2 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

2 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

2 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

2 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

2 dias atrás