Especial: pandemia de coronavírus

Vice-líder em mortes, Serra é uma das cidades com o pior índice de isolamento social no ES

Em Laranjeiras, aglomerações estavam virando rotina antes da quarentena. Agora, movimento caiu bastante. Foto: Gabriel Almeida | Arquivo Tempo Novo

A Serra é a segunda cidade do Espírito Santo com o maior número de pessoas infectadas e mortas pelo coronavírus. No entanto, essa triste estatística não parece preocupar muitos moradores. Isso porque a cidade também é uma das piores em índice de isolamento social, que voltou a ser medido e divulgado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde. Até o momento, a taxa média de quantas pessoas estão ficando em casa na Serra é de 43,63.

O município, assim como outros do estado, vive o pior momento da pandemia causada pelo coronavírus. Com variantes encontradas em território serrano, a cidade registra aumento de casos confirmados e mortes diárias. Enquanto o isolamento está sendo colocado em prática por menos da metade da população da Serra.

De acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Saúde, a taxa de isolamento social fica maior apenas aos domingos. No último – dia 28 de março – ficou em 50,84, um índice considerado bom por especialistas. Em comparação as outras 12 cidades que tiverem informações a respeito de isolamento, a Serra fica em 5° lugar. Já entre os municípios da Grande Vitória, lidera o ranking.

O Governo do Estado explicou que a ferramenta, que foi disponibilizada gratuitamente, monitora o deslocamento dos usuários de celulares. Para manter o direito à privacidade, os dados são reunidos sem a identificação dos clientes. O percentual sempre se refere às pessoas que ficam em casa e são disponibilizadas no dia seguinte do monitoramento.

Coronavírus na Serra

Segundo os dados mais recentes publicados no Painel Covid-19, a Serra já registra, no total, 47.029 pessoas que foram infectadas, 868 mortes e 44.554 moradores considerados recuperados da doença. Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, existem outros 38.712 moradores do município que podem estar infectados pelo coronavírus. No momento, eles aguardam o resultado dos testes já realizados.

Os bairros da cidade com o maior número de óbitos são: Bairro das Laranjeiras (40), Feu Rosa (35), Cidade Continental (30), Barcelona (29), Vila Nova de Colares (28), Nova Carapina I (26), Planalto Serrano (25), José de Anchieta I (23) e Parque Residencial Laranjeiras (21).

Das mortes na cidade, a grande parte é de idosos ou pessoas com comorbidades, mas também houve registro de moradores mais jovens, com 32 e 43 anos. Nesse caso, sem informações sobre comorbidades.

Colina de Laranjeiras é o bairro com maior número de casos confirmados de coronavírus na Serra e já tem 2.118 confirmações. Em segundo lugar vem Morada de Laranjeiras, com 1.804. Ainda conforme apurado pelo TEMPO NOVO, no Painel Covid-19 – espaço onde o Estado contabiliza os dados do novo coronavírus – o Espírito Santo tem, no total, 379.612 confirmações, 7.439 mortes e 348.933 curados.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

2 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

8 horas atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

9 horas atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

21 horas atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

23 horas atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

1 dia atrás