Categories: Amar é o Bicho

Veterinária alerta para surto de doenças virais na Serra

Por Patrícia Ribeiro de Oliveira – veterinária da Mvet Clínica Popular e Climev Laranjeiras.

Para vacinar seu cachorro procure sempre um médico veterinário, evite casa de ração. Foto: Divulgação

Este período do ano é propício para doenças virais em cães, dentre elas a Parvovirose – que acontece principalmente em filhotes – e a Cinomose – que ataca todas as idades.

Tanto na Mvet Popular quanto na Climev Laranjeiras, na Serra, temos atendido cerca de 10 animais semanalmente com essas doenças. As chances de cura são pequenas, principalmente quando o tutor busca auxílio médico veterinário para o cão que já esta doente há dias.

A prevenção dessas doenças é mais simples que parece: basta seguir o protocolo vacinal orientado pelo médico veterinário.

Nunca vacine seu cão sem avaliação completa de um médico veterinário e utilize apenas as vacinas importadas que têm eficácia comprovada. Não leve o filhote para a rua até completar o protocolo vacinal que são em média quatro doses, e lembre-se sempre de dar as doses de reforço anuais.

Quando procurar o veterinário?

Caso seu animal apresente falta de apetite, fezes pastosas, vômitos, febre e convulsões. Não aguarde a “suposta melhora” nem automedique, leve no animal rapidamente ao veterinário pois o quadro só se agrava e você demorar a procurar ajuda especializada e medicar por conta própria.

O tratamento na maioria das vezes é longo requerendo vários dias de internação em clínicas veterinárias com chances pequenas de melhoras.

Mas as chances aumentam significativamente caso procure ajuda imediata ao observar qualquer alteração, por menor que seja do seu animal.

Seja responsável. As vacinas são um investimento, vacinas aplicadas por um veterinário são extremamente eficazes para a prevenção evitando o custo oneroso de diárias de internação clínicas.

O médico veterinário pode solicitar exames sanguíneos antes de aplicar a vacina, isso é para determinar que não haja nenhuma doença incubada no seu animal. Aplicações de vacinas em animais doentes ou com doenças encubadas aparentemente saudáveis, o deixa mais doente ainda pode levar ao desenvolvimento das doenças que as vacinas previnem.

Patricia Ribeiro Oliveira é especialista em clínica médica e cirúrgica, medicina felina, endocrinologia e nutricionismo.

Importante

Não vacine seus animais em casa de ração, vacine em clínicas veterinárias, e exija o cartão de vacina com o carimbo e assinatura do médico veterinário que aplicou. Apenas assim existem garantias que a vacina que você pagou pelo seu animal é proveniente de laboratórios idôneos e conservadas de forma correta.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

2 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

2 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

2 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

2 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

2 dias atrás