Categories: Política

Vereadores terão dificuldades para encontrar legenda para as eleições 2020

Foto: Divulgação
Caldeira é o atual presidente da Câmara da Serra. Foto: Gabriel Almeida
Roberto sonha com o apoio do prefeito para ir a uma nova legenda. Foto: Arquivo TN
O PDT tenta se livrar de Geraldinho PC. Foto: Divulgação
Fabão está em busca de um partido. Foto: divulgação

Vereadores da Serra devem redobrar a atenção após o dia 4 de abril. Esse é o prazo para que dirigentes partidários enviem as listas com nomes dos filiados ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), segundo o Calendário Eleitoral 2020. E alguns partidos devem aproveitar a ocasião para dispensar mandatários e montar chapas mais leves para as eleições proporcionais de 2020.

Na Serra, a lista de potenciais vítimas das próprias legendas traz nomes como Rodrigo Caldeira (Rede); Cabo Porto (PSB); Geraldinho PC (PDT); Fabao da Habitação (PSD); Quelcia Fraga (PSC) e Roberto Catirica (PHS). Estes podem ficar sem partido e, pior, encontrar dificuldades para se abrigar em novas legendas.

É o caso do presidente da Câmara, Rodrigo Caldeira. Ele já teria sido comunicado por dirigentes da Rede que não teria legenda para disputar as eleições em 2020. Caldeira teria iniciado conversas junto ao governador Renato Casagrande, para uma possível filiação ao PSB. Mas dirigentes locais não veem com bons olhos a chegada do vereador.

A vereadora Quelcia Fraga já recebeu o cartão vermelho do PSC. “Comunicamos à vereadora que não daremos legenda a ela para a disputa pela reeleição. Vamos enviar a lista de filiados ao TRE sem o nome da vereadora”, disse o presidente municipal da legenda, o também vereador Pastor Ailton.

Geraldinho PC também trabalho seu nome banido do quadro de filiados do PDT. Segundo o presidente da legenda, Alexsandro Comper, “o PDT vai para a disputa eleitoral de 2020 sem nenhum vereador com mandato”. A Executiva da legenda já enviou ao Cartório Eleitoral ofício para formalizar a desfiliação de PC.

O vereador Cabo Porto deve ser expulso do PSB, como vem se desenhando. Especula-se que, a partir de então, o parlamentar deve esbarrar em dificuldades para encontrar um novo partido e disputar as eleições.

Fabão da Habitação ensaiou uma aproximação com o PSB, mas teria assinado ficha com o PTC. As informações não são confirmadas pelo parlamentar.

Já Roberto Catirica aguarda a indicação do prefeito Audifax Barcelos (Rede) para se deslocar para um partido da base do Executivo. Entretanto, pessoas próximas a Barcelos afirmam que o prefeito não tem interesse em dialogar partidariamente com o vereador.

Entenda:

Com o fim das coligações nas eleições proporcionais, partidos estão enxugando seus quadros a fim de atrair lideranças. Neste quadro, mandatários não são bem-vindos.

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Sertanejo e pagode agitam cerimonial em Morada de Laranjeiras

Neste sábado (11), o palco do Cerimonial Manguinhos, em Morada de Laranjeiras, na Serra, será tomado pela galera do crossfit.…

2 segundos atrás

Prefeitura abre novo processo seletivo para professores com salários de R$ 6.988

A Prefeitura de Vitória abriu as inscrições para um novo processo seletivo que visa a contratação de professores. A seleção…

19 minutos atrás

Veja Vídeo | Caminhão-tanque pega fogo em posto de gasolina

Um caminhão-tanque pegou fogo em um posto de gasolina na noite desta segunda-feira (6) no Jaçanã, zona norte de São…

39 minutos atrás

Mais de 400 alunos iniciam as aulas no pré-Enem gratuito da Serra no sábado

Mais de 400 alunos começarão a se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na Serra. Neste sábado…

40 minutos atrás

“Não podemos brincar com o futuro da Serra”, diz Weverson, pré-candidato de Vidigal

Na manhã desta terça-feira (07), o prefeito Sergio Vidigal deu início ao planejamento estratégico para o período de 2024-2044. O…

49 minutos atrás

Três equipes capixabas participam do Brasileiro Interclubes de Basquete, na Serra

Principais equipes de basquete de base do Espírito Santo, Saldanha da Gama, Álvares Cabral e Instituto Viva Vida (IVV/Cetaf) disputam,…

1 hora atrás