Categories: Política

Vereadores disputam o milionário controle da Mesa em pleno feriadão

Na última eleição da Mesa ocorrida em 1 de janeiro de 2017 até polícia foi chamada para acalmar os ânimos dos parlamentares. Foto: Arquivo TN

Eci Scardini / Yuri Scardini

Mesmo com a greve dos caminhoneiros e os impactos decorrentes dela, a expectativa política na Serra também está voltada para a eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores e as respectivas comissões permanentes. Marcadas para o próximo sábado (02), bem no meio do feriadão, a disputa nos bastidores está tão acirrada que poucos se arriscam a definir vencedores antecipadamente. Além disso, também não se descarta a hipótese de novas decisões judiciais até o dia da eleição, o que pode alterar o contexto e a ordem até então colocada, já que todo o processo político sofreu forte judicialização.

 São dois grupos que se articulam em busca de agregar mais aliados e votos: o grupo governista, alinhado com o prefeito Audifax Barcelos (Rede) e a oposição, liderado pelo atual presidente, Rodrigo Caldeira (também Rede). Além do controle do processo legislativo para o segundo biênio (2019-2020), o próximo presidente será o responsável por gerir cerca de R$ 60 milhões.

 Com o afastamento por suspeita de improbidade administrativa da vereadora Neidia Pimentel (PSD), ocorrido em março desse ano, a Câmara conta atualmente com 22 membros. Caldeira busca a reeleição e contabiliza 10 votos (incluindo o dele), enquanto o grupo do prefeito está fechado com 11. O vereador Luiz Carlos Moreira (MDB) é a incógnita. No plenário ele tem comportamento governista, tanto que é o líder do prefeito na Casa, mas quando o assunto é eleição de Mesa, o parlamentar vem escondendo o jogo e há relatos em ambos os grupos de que Moreira vem “flertando” com a oposição e governistas. Sem se identificar, vereadores afirmam que Moreira faz um jogo duplo, uma vez que a presidência pode “cair no colo dele”.

​Aliados dos vereadores, relatam que os dois grupos encontram-se em locais distintos e mantidos sob sigilo para fugir das abordagens um do outro. Além disso, há a remota expectativa do retorno de Neidia, que em tese daria mais um voto para o grupo do prefeito, ou o do suplente Fabão, que em tese daria mais um voto para Caldeira.

 “Na Serra, só não vi boi voar”

Mas como dizia o saudoso prefeito José Maria Feu Rosa: ‘na Serra eu só não vi boi voar’. Há a possibilidade de novas tratativas serem feitas até o dia 02 e ocorrer traições, ou mesmo debandas em bloco de vereadores, já que dentro da oposição e da base governista, há subgrupos formado por parlamentares que buscam viabilizar as melhores posições dentro das chapas eleitorais, e podem receber ‘propostas’ melhores do outro grupo. Além das questões políticas, existe também uma forte especulação da possibilidade de uma liminar conseguida na última hora junto à Justiça para adiar a eleição.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

16 horas atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

20 horas atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

20 horas atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

20 horas atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

21 horas atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

21 horas atrás