Política

Vereadores da Serra podem perder mandatos por conta de troca de socos e xingamentos, diz especialista

O advogado Gilson Gomes Filho é especialista em Direito Público. Foto: Divulgação

De xingamentos no plenário, com palavras de baixo calão a troca de socos nos corredores. Estas situações estão se tornando corriqueiras na Câmara da Serra e se configuram quebra de decoro parlamentar. O caso mais recente aconteceu durante a sessão desta quarta-feira (14), com o bate boca entre os vereadores Pablo Muribeca e Saulinho da Academia.

A quebra de decoro é um mecanismo que autoriza a punição de parlamentares que violam a liturgia e a compostura que o cargo exige.

Segundo o advogado Gilson Gomes Filho, que é especialista em Direito Público, a quebra de decoro é como se fosse uma violação disciplinar.

“Um contrapeso à imunidade parlamentar. Se por um lado um parlamentar é imune pelo que diz, quanto a injúria, difamação e calúnia. Por outro, ele pode ser punido pela quebra de decoro quando se excede em postura e colocações, mas essa punição não é judicial é pelos próprios pares”, explicou.

O advogado falou também sobre as punições previstas para casos de quebra de decoro.

“Cassação de mandato a mais severa. Mas podem variar pela gradação de uma advertência, suspensão e cassação. Normalmente, os pedidos vem de um partido (mesmo que não tenha representatividade naquele Poder), um vereador, um suplente e até mesmo o cidadão pode”, disse.

Gilson Gomes comentou ainda sobre a ausência de uma corregedoria na Câmara da Serra.

“O fato de não ter corregedoria na Câmara é esquisito, mas isso não impede o processamento pois pode ser feita de maneira Ad hoc (extraordinária). Assim, os regimentos prevêem punições e formas de punições por quebra de decoro”, concluiu.

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Vereador da Serra é processado por propaganda eleitoral antecipada

Após citar um slogan de campanha, seguido de um número, supostamente de candidatura, o vereador Rodrigo Caçulo (PRB) se viu…

11 horas atrás

Governo envia equipe com 12 bombeiros para o RS nesta quinta

A terceira equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) será enviada, nesta quinta-feira (16), às 18h, para…

14 horas atrás

Comediante Haeckel Ferreira apresenta stand-up “Rá, Rá, Rá!”, em Vitória

No próximo dia 31 de maio vai ter show de stand-up "Rá, Rá, Rá!" na Casa da Música Sônia Cabral,…

14 horas atrás

Vandinho propõe lei de ressarcimento automático por perda de sinal de internet no ES

A telefonia no Brasil frequentemente figura entre os serviços mais mal avaliados pelos consumidores, especialmente no que diz respeito à…

15 horas atrás

Bar da Serra promove TBT Saloon com forró e sertanejo

Quem sente saudades dos tempos áureos do extinto Saloon, que funcionava no Parque de Exposições em Carapina, na Serra, tem…

16 horas atrás

Parque da Cidade terá festival de cerveja artesanal com música e gastronomia

Na próxima semana, o Parque da Cidade recebe mais um festival de cerveja artesanal. O Serra  Beer Festival será realizado…

17 horas atrás