Política

Vereadores da Serra criam consenso, anunciam Saulinho para presidência e afastam conflitos

Juntos, Caldeira e Saulinho anunciaram chapa única para eleições internas na Câmara da Serra; fato que não ocorre desde 2011. Foto: Ana Paula Bonelli

As eleições para a mesa diretora da Câmara da Serra serão adiantas de novembro para a próxima semana. O anúncio foi realizado ao Jornal TEMPO NOVO na tarde desta terça-feira (2) pelo atual presidente do Legislativo, Rodrigo Caldeira. De acordo com ele, os 23 vereadores entraram em consenso e decidiram por uma composição de chapa única, que será liderada pelo parlamentar Saulinho da Academia. Isso não ocorre desde eleição de 2011, que á época, alçou o então vereador César Nunes para a presidência.

A decisão ocorre após tensões envolvendo a Casa de Leis, mas que de acordo com Rodrigo e Saulinho, foram superadas. Em conversa com a reportagem, Rodrigo Caldeira afirmou que o clima na Câmara, neste momento, é de harmonia, inclusive, com o Poder Executivo; e anunciou que as eleições para a presidência serão realizadas o mais rápido possível.

“Fizemos uma conversa e estamos fazendo a composição. Vamos fazer a eleição o mais rápido possível, só tenho que ver na Procuradoria como anda o processo, mesmo sendo composição, precisa ter todo um rito, então vamos colocar para votar assim que tiver tudo certo. Isso deve acontecer até a próxima semana, não sei se segunda-feira (dia 08) pode, mas talvez na quarta-feira (10) já colocamos”, explicou.

Ainda de acordo com Rodrigo Caldeira, a chapa será única e já tem nomes pré-definidos, entretanto, ainda precisam ser confirmados. A certeza, segundo Rodrigo é que Saulinho encabeçará a chapa na função de presidente.

“Eu não pretendo colocar nenhuma chapa [de oposição], será chapa única. Já temos alguns nomes e agora vamos decidir, já está tudo no consenso. O ‘cabeça’ de chapa será o vereador Saulinho, que vai passar a presidir em comum acordo com o atual plenário a partir do dia 1 de janeiro de 2023”.

Saulinho confirmou o avanço dos diálogos entre os vereadores. “As informações procedem, entramos em um consenso e sabemos que isso é o melhor pra cidade, o melhor pra Câmara da Serra, isso é a união dos 23 vereadores. Queremos fazer uma governabilidade da Câmara com o Executivo, estamos bem unidos, os 23 vereadores”, disse Saulinho.

Tanto Rodrigo Caldeira, quanto Saulinho da Academia, afirmaram que essa composição dará um gestão de continuidade à Câmara.

Isso quer dizer que a transição de gestão deve ser um ritmo adequado para que não haja dificuldades administrativas durante o processo. Rodrigo adiantou também que esse ano, a Câmara vai devolver aos cofres públicos, cerca de R$ 2 milhões – recursos estes oriundos de economias internas e enxugamento de máquina pública.

“Estamos num momento que não temos base e oposição aqui; o debate é técnico e com em cima dos projetos. O problema é que há uma disputa eleitoral no meio do caminho [referindo-se as eleições gerais no Brasil] e isso as vezes gera algum tumulto, mas são coisas que se superam com diálogo”, disse Rodrigo Caldeira.

Saulinho completou: “esse movimento de consenso quebra o ciclo de conflito que vem desde uma década atrás, eu vejo que aqui nesta Casa tem pessoas maduras e chegou no consenso que a briga não leva a lugar nenhum. Só ia atrapalhar a governabilidade do prefeito, dos vereadores, e nós não queremos isso”, finalizou Saulinho.

Yuri Scardini

Morador da Serra, Yuri Scardini é repórter do Tempo Novo. Atualmente, o jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a editoria de política.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás