Categories: Política

Vereadores criam comissão para fiscalizar obras do Contorno do Mestre

Projeção do Contorno do Mestre Álvaro, cujas obras já se iniciaram. (Foto: Divulgação)

A Frente Parlamentar para Acompanhamento e Fiscalização das Obras do Contorno do Mestre Álvaro teve sua primeira reunião nesta quarta-feira (4), na Câmara da Serra. O grupo deve traçar uma agenda de atividades e realizar visitas no local da obra, de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Composta por quatro vereadores, assim distribuídos: Ailton Rodrigues de Siqueira (PSC), presidente; Roberto Catirica (PHS), secretário; Rodrigo Caldeira (Rede), relator e Aecio Leite (PT), membro; a frente promete acompanhar o andamento das obras, uma demanda antiga de motoristas que trafegam pela cidade.

Já na segunda-feira (9), o deputado federal Sergio Vidigal (PDT) vai promover um debate na Câmara da Serra para abordar o andamento das obras. O encontro está previsto para as 8h30, no Plenário da Casa.

Investimento de R$ 290 milhões

As obras do Contorno do Mestre Álvaro tiveram início no final de maio deste ano e será uma alternativa para atravessar a Serra sem passar pela malha urbana. Sendo assim, a promessa é de redução nos números de acidentes e no tempo de viajem, além de fomentar um novo eixo de desenvolvimento econômico.  O investimento é de R$ 290 milhões.

Inicialmente, o investimento viário promete trazer melhorias para o trânsito da BR 101 entre as regiões de Serra Sede e Carapina.

Mas as intervenções também vão provocar irreversível impacto ambiental numa das últimas fronteiras não urbanizadas da Serra, abrangendo terrenos alagados, alagáveis, mata Atlântica em estágios diferentes de recuperação, pastagens e plantações. Além de habitat de espécies nativas de plantas e animais, a estrada cortará o corredor ecológico Duas Bocas – Mestre Álvaro, área de grande biodiversidade e trânsito de animais entre as duas reservas ambientais.

Medidas para reduzir impactos ambientais

Para reduzir os impactos negativos ao meio ambiente, uma série de medidas deverá ser adotada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit), executor da obra. Medidas estas estabelecidas pelo Estudo de Impacto Ambiental (EIA) aprovado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), licenciador do empreendimento.

Uma das medidas previstas é a instalação de passagens de fauna, que podem ser tanto túneis por baixo da pista quanto pontes para que bichos possam atravessar em segurança. Também está prevista a instalação de redutores de velocidade em pontos próximos a alagados e florestas, onde se presume que o fluxo de animais seja maior.

O EIA prevê que 168 espécies de animais sdererão com a estrada, e alerta que algumas poderão ser extintas da região, sendo: 68% aves, 11% mamíferos, 10% anfíbios, 6% répteis e 5% peixes.

De vegetação, serão destruídos 30 hectares (ha), com 63 espécies, para passar a pista de 18,26 km entre o polo Jacuhy, Rodovia do Contorno de Vitória, e as imediações do posto da Polícia Rodoviária Federal, na região de Serra Sede. A faixa de domínio – que inclui pista, acostamento e ciclovia, mais as bordas do talude do aterro – terá 60 metros de largura.

Desses 30 ha, 24 ha são de vegetação de brejo, 5,5 ha de mata Atlântica (um hectare em estágio médio e 4,5 hectares em estágio inicial de regeneração).

O estudo aponta, também, a necessidade de proteger bordas de talude durante e após as obras para reduzir o assoreamento dos brejos e córregos da região que integram bacias do rio Santa Maria/Canal dos Escravos e rio Reis Magos; da mesma forma que impõe a tarefa de recuperar áreas degradas pela obra e, ainda, a necessidade de garantir o fluxo de água nos córregos, minimizando o efeito dique que a estrada deve gerar.

O EIA revela, também, a presença de solos de turfa com até 10 metros de prdeundidade na região e a existência de quatro sítios arqueológicos.

 

 

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Ouriços invadem casa na Serra e são resgatados pela Fiscalização Ambiental

Um casal de ouriços-cacheiros foi resgatado pela equipe da Fiscalização Ambiental na manhã desta segunda-feira (29). Os roedores, conhecidos por…

6 horas atrás

Poeta Teodorico Boa Morte dá nome a biblioteca da Estação Conhecimento na Serra

A Estação Conhecimento Serra, que funciona em Cidade Continental, realiza nesta terça (30), às 15h, a inauguração de dois novos…

7 horas atrás

A Serra pode e deve competir com Itaparica no mercado imobiliário e construção civil, mas depende de Manguinhos

Há alguns anos, os Censos Imobiliários confeccionados e publicados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito…

8 horas atrás

Morar Construtora lança novo condomínio-clube perto de Bicanga na Serra

No dia 20 deste mês, a Morar Construtora realizou o evento de lançamento do seu mais recente empreendimento: o Vista…

8 horas atrás

Jovem de 24 anos é encontrado morto em mangue na Serra

Um jovem de 24 anos – identificado como Luiz Henrique Batista da Silva – foi encontrado morto em um manguezal…

8 horas atrás

Vila das Artes promove feira cultural com oficinas gratuitas e apresentação de violino na Serra

A Vila das Artes, no bairro São Francisco, em Jacaraípe, promove em maio a 6ª Feira Cultural da Vila das…

9 horas atrás