Categories: Política

Vereadores acusam Audifax de liberar emenda só para aliados

Oposição: Basílio e Aécio afirmam que Audifax só libera emendas para aliados. Foto: Arquivo TN

O enfrentamento entre o prefeito da Serra Audifax Barcelos (Rede) e o Legislativo municipal permanece a todo vapor. O motivo de discórdia que ganhou contornos esta semana foi as emendas parlamentares. Esta é a última semana para os vereadores apresentarem as emendas ao orçamento de 2017 e os parlamentares de oposição dizem que nesse mandato Audifax só tem contemplado seus aliados.   

Aécio Leite (PT) é um dos mais críticos. “Estou no quarto ano de mandato, mas até agora não foi liberada nenhuma emenda para mim. Não sei aqui quem teve esta oportunidade. Colocar emenda é balela, peço ao prefeito que libere ao menos para os vereadores que estão saindo”, disparou.

Já Basílio da Saúde (Pros) resumiu. “Recebem emendas apenas vereadores que votam com o prefeito. Nós, tidos como oposição, somos boicotados e não temos emendas liberadas”.

Cezar Nunes (Rede), um dos vereadores do núcleo do prefeito, afirma que conseguiu liberar parte do que propôs ao orçamento. “Consegui liberar 80% das minhas emendas. O orçamento vai incluir as emendas de vereadores não reeleitos e vou cobrar que sejam liberadas”, disse.

O governista Miguel da Policlínica (PTC) defende a administração alegando que este ano não havia emendas a liberar. “Por consenso, as emendas foram retiradas quando votamos o orçamento. Mas em anos anteriores eu consegui liberar”, detalhou.

Sobre o assunto, o assessor especial do prefeito para assuntos institucionais, Ismael Nardoto, disse que houve prejuízo pela não transferência de recursos de convênios estaduais e federais, mas não há prioridade a aliados. “Alguns vereadores que pediram drenagem e pavimentação foram atendidos, mas a maioria não foi possível atender. A crise financeira está impossibilitando o cumprimento à risca de todas as demandas. Então, não se trata de priorizar um ou outro grupo, mas pela disponibilidade e direcionamento dos recursos, atendemos às emendas”, explicou.

Orçamento

Sobre a queda de braço entre Audifax e a oposição referente ao orçamento municipal de 2017, uma audiência pública para discutir o Projeto, será realizada no próximo dia 12 (segunda-feira), às 15h, no Plenário da Câmara da Serra. Devem participar vereadores, parte da equipe do prefeito e populares. O objetivo é apresentar a peça à sociedade e detalhar pontos que precisam ser esclarecidos.

Esta semana o prefeito Audifax Barcelos (Rede) usou as redes sociais para falar sobre o assunto. “Venho pedir aos vereadores, especialmente à Mesa Diretora da Câmara, que coloque em discussão, pois quem sai perdendo com isso é o morador”, discursou.

O vídeo causou reações entre vereadores de oposição, que intensificaram as críticas a Audifax. Sobre o assunto, Aldair Xavier refutou que o prefeito está causando mal estar sobre a situação. “É ele quem está tumultuando o processo. Não pode ficar falando coisas que não condizem com a verdade. Estamos discutindo o orçamento, já pedi para agilizar as emendas, vamos realizar a primeira audiência pública na segunda, os representantes do prefeito pediram esta

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

3 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás