Categories: Política

Vereador quer participação dos pais em reuniões escolares

O Projeto foi protocolado na última terça-feira (26) na Câmara da Serra. Foto: Divulgação

Foi protocolado na Câmara da Serra pelo vereador Gilmar nesta terça-feira (26) o Projeto de Lei nº 07/2016. A proposta determina que os pais ou responsáveis por filhos menores de idade matriculados nas escolas públicas municipais compareçam às reuniões escolares para o acompanhamento dos alunos.

Na justificativa de apresentação do projeto, Gilmar avalia que a participação dos pais na vida escolar de crianças e adolescentes traz consigo benefícios importantes para os jovens. Ele cita, entre outros, a melhora no desempenho acadêmico dos alunos e no comportamento deles em relação a professores e colegas de turma; o aumento do senso de responsabilidade no cumprimento de tarefas escolares; a redução da evasão escolar e dos casos de violência envolvendo os alunos.

Gilmar acredita que um dos meios mais eficazes para a uma maior aproximação dos familiares na vida escolar dos jovens é por intermédio das reuniões com a participação dos pais. “Elas são uma forma transparente e democrática de avaliar o desempenho dos alunos em sala de aula, visto que acontecem com a participação de professores, equipe pedagógica e dos próprios pais”, explica o vereador.

O parlamentar avalia, ainda, que a escola deve ser vista como uma das etapas a serem cumpridas no processo de educação de crianças e adolescentes, e não a única. Isso porque a família também tem suas responsabilidades, principalmente na transmissão de princípios morais e de valores éticos e humanos, aliado ao apoio dos pais ou responsáveis no dia a dia escolar dos jovens.

Sobre o projeto

Segundo a proposta, o calendário das reuniões escolares será fornecido pelas escolas municipais, e eventuais alterações serão divulgadas com antecedência. A escola responsável pela reunião deverá providenciar o devido comprovante, a fim de que pais ou responsáveis que participarem possam abonar a falta ao trabalho, se houver necessidade. Vale destacar que o projeto considera como “responsáveis” os familiares até o terceiro grau de parentesco.

Caso os pais ou responsáveis faltarem às reuniões e não apresentarem justificativa, por duas vezes – consecutivo ou não -, o diretor da escola municipal deverá comunicar o fato ao Ministério Público Estadual e ao Conselho Tutelar para que ambos tomem as devidas providências.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira a ordem de votação na urna eletrônica

  Este ano, o primeiro turno das eleições está marcado para o dia 6 de outubro. Estarão em disputa os…

6 horas atrás

Serra abre concurso público com 895 vagas para professores e salários de R$ 5.300

A Prefeitura da Serra abre, nesta quinta-feira (2), um novo concurso público destinado à Secretaria Municipal de Educação. Estão disponíveis…

7 horas atrás

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira…

1 dia atrás

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

1 dia atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

1 dia atrás

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona e o que não abre na Serra

Feriado Nacional: no dia 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador, e tanto o comércio quanto as repartições públicas…

1 dia atrás