Categories: Política

Vereador quer ouvir população sobre a concessão do Transcol

Vereadores não descartam a municipalização do transporte coletivo da Serra, tal como é em Vitória e Vila Velha. Foto: Arquivo TN/Bruno Lyra

Conceição Nascimento

Vereadores da Serra estão promovendo audiências públicas para discutir o futuro do transporte coletivo na cidade. Isso porque, o contrato de concessão entre Prefeitura da Serra e a Ceturb (que gerencia o sistema Transcol) foi encerrado no dia 27 de setembro de 2016, mas não pode ser renovado. Desde agosto de 2016 segue travado na Câmara o Projeto de Lei (143/2016) que propõe a renovação por mais 20 anos.

Agora os vereadores estão discutindo o projeto que propõem a renovação, mas não descartam a municipalização do transporte, a exemplo de Vitória e Vila Velha. Inclusive, segundo alguns parlamentares um levantamento de informações está em curso para verificar se é interessante à população.

Uma nova audiência pública para debater o PL 143/2016, que tem autoria do Executivo, será realizada em abril, no Plenário da Câmara. O proponente é o líder de Governo na Casa, vereador Guto Lorenzoni (PP). O encontro deve reunir moradores da cidade, parlamentares e representantes da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) e outros segmentos ligados ao transporte público.

“O PL está na Comissão de Justiça, será debatido por cada vereador individualmente. Vamos trabalhar uma audiência pública para discutir a sintonia entre o sistema e a população e discutir pontos críticos do transporte, como a adequação de linhas que atualmente não atendem à demanda”, disse Guto.

“O projeto já é de conhecimento dos vereadores, que conhecem profundamente o teor de cada item da matéria. Estamos nos adequando à questão de colocar membros do Legislativo no Conselho da Ceturb e fazer os questionamentos de alguns pontos como o botão do pânico, segurança, obrigatoriedade de manutenção em abrigos, sem que estas responsabilidades resultem em aumento do custo das passagens”, acrescentou Guto.

Sobre este assunto e demais informações como número diário de usuários, rotas, recolhimento de impostos e outros, a Ceturb, disse que tais informações deveriam ser buscadas junto à GVBus (Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória). Já esta, em nota, informou que “quem gerencia o sistema Transcol é o Governo do Estado, por intermédio da Ceturb. Portanto, o GVBus não se manifestará sobre este assunto”.

Sindicato defende municipalização

Para o presidente do Sindicato dos Rodoviários do Espírito Santo, Edson Bastos, a integração dos sistemas municipal e do Transcol é vantajosa para a sociedade. “É um sonho do sindicato, já que não contamos com outras modalidades para o transporte de passageiros, como o metrô. Também defendemos a criação de um aplicativo que seria utilizado como um botão de pânico, de acesso ao Ciodes, que seria utilizado por usuários do sistema, e de um corredor exclusivo de ônibus”.

Segundo Bastos, aproximadamente 700 mil passageiros utilizam o transporte coletivo na Grande Vitória diariamente e são empregados 10 mil pessoas que atuam com este serviço.

 

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

2 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

2 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

2 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

2 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

2 dias atrás