Categories: Política

Vereador pode ser expulso do PV na próxima semana

Caso Tio Paulinho seja expulso, poderá ficar inelegível para as eleições. Foto: Divulgação

Conceição Nascimento

Às vésperas do registro de candidatura, o vereador da Serra, Tio Paulinho (PV) pode ficar sem legenda e ser impedido de disputar a reeleição. Estava marcada para a noite desta quinta-feira (2), às 19h – após o fechamento desta edição – a formação da Comissão de Ética do Partido Verde (PV), que vai deliberar sobre a permanência do vereador nas fileiras da legenda. A comissão irá analisar o relatório enviado pela direção municipal do PV que aponta diversas situações onde o Tio Paulinho não seguiu a orientação partidária.

As informações são do presidente municipal do PV, Marcelo Melo. “Somos aliados do prefeito Audifax Barcelos (Rede), temos ética partidária. O vereador, ao votar contra a CPI do IPS e a favor da instituição da CPI da Saúde, deixou dúvidas sobre com quem está fidelizado. A comissão será instaurada e o vereador será convidado a apresentar as razões pelas quais rompeu com a ética partidária”, explicou Melo.

A presidente estadual do PV, Cidinéia Fontana, confirmou que a Comissão de Ética vai ser instalada para avaliar o comportamento partidário do vereador. “Ele não está adotando as atitudes determinadas pelo partido. Se for expulso, não poderá ser candidato, pois precisa de seis meses para filiação”, adiantou ela.

Perguntado se tinha conhecimento do processo e das acusações mencionadas, Tio Paulinho disse que acreditava se tratar de especulação. “Desconheço tais denúncias e, caso venha a ocorrer alguma reunião neste sentido, irei acompanhado do meu advogado. Se esse processo for à frente e se eu for excluído do partido vou recorrer à exaustão, mas não acredito que isso venha a acontecer”.

O especialista em Processo Civil e Direito Eleitoral, Kayo Ribeiro, explica que caso seja afastado do partido, o vereador pode ficar impossibilitado de concorrer às eleições, já que o prazo para troca de legenda já expirou em dois de abril, porém, dependendo da linha de defesa adotada pelo vereador, o Judiciário pode intervir na decisão partidária.

Entenda o caso: O clima esquentou entre o vereador e o partido logo depois que Tio Paulinho deu o voto de minerva para abrir a CPI da Saúde, que vai em desencontro com os interesse do prefeito Audifax (Rede). Na outra ponta o parlamentar não assinou a CPI do IPS que versa contra a gestão do ex-prefeito Sérgio Vidigal.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

11 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

17 horas atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

18 horas atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

1 dia atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

1 dia atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

2 dias atrás