Categories: Política

Vereador da Serra vai a Brasília em busca de recursos para castra-móvel

O objetivo é trazer para a cidade três veículos por meio de emenda parlamentar. Foto: Divulgação

A causa animal ganhou um aliado na luta pelos direitos dos bichos domésticos na Serra. O vereador Pastor Ailton (PSC) viajou para Brasília em busca de verba para trazer ao município três castra-móveis para realização de castração em massa.

Segundo Ailton, existe a preocupação com o crescimento da população animal e o Município diz que não tem verba. “Estamos buscando emenda parlamentar para levar no mínimo três castra móveis para a cidade. É um projeto que já existe no Ministério da Saúde; porém, como não entrou no orçamento, não temos daí a necessidade de conseguir emenda parlamentar”, destaca.

A Serra possui cerca de 75 mil animais. Destes, aproximadamente 15 mil cães estão abandonados nas ruas. Os gatos são em torno de 11 mil, sendo 10% na rua.

Ailton conta que o objetivo é trazer R$ 130 mil de emenda parlamentar junto à bancada federal do Espírito Santo para a implantação do sistema.

O vereador também conversou com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e saiu animado da capital do Brasil.

Audiência pública

Dia 19 de setembro, próxima quinta-feira, haverá uma audiência pública na Câmara da Serra, às 17h, para discutir sobre a situação dos animais na cidade. A pauta será castração de cães e gatos, baseada na lei municipal nº 4583, que existe desde de 20 de setembro de 2016 e nunca foi colocada em prática.

A lei fala da criação do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (CMPDA), o qual não saiu do papel e está travado desde que a lei foi publicada. Além disso, a norma fala do Programa Permanente de Proteção e Defesa dos Animais no Município da Serra, que em um de seus parágrafos pontua “estabelecer parcerias e ações que visem facilitar o acesso da população com baixa renda, grupos de proteção e protetores independentes que atuam no Município, a cirurgias de castração de animais e demais procedimentos que busquem a proteção e o bem-estar animal”.

“Nós queremos entender se a lei existe, porque ainda não foi colocada em prática”, destaca o vereador.

Veja também:

Mais de 2,2 mil animais vivem em abrigos da Serra

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Bolo e política: Muribeca, Vidigal e Audifax sopram as velinhas (consecutivamente) essa semana

Durante essa semana, a Serra será palco de celebrações políticas no mínimo inusitadas, com os aniversários de três importantes (e…

10 horas atrás

Imperador da Serra lança novo álbum com releituras de arrocha e sertanejo

O músico Allan Lúcio Imperador, de Jacaraípe, na Serra, renovou sua identidade artística em 2024, adotando o nome Allan Silva…

11 horas atrás

Exagerado abre 2.800 vagas de emprego na Serra

O Exagerado, outlet que acontece entres os dias 15 e 19 de maio, abriu 2.800 vagas de emprego na Serra.…

11 horas atrás

Marcos Arrebola lança sétimo livro de sua carreira na Serra

Nesta quinta-feira (9), às 18 horas, o escritor Marcos Arrebola irá lançar seu mais novo livro na Serra. Intitulado "Rosto…

12 horas atrás

Museu do Negro será palco de festa da literatura capixaba no fim de semana

Neste final de semana - dias 10 e 11 de maio será realizada a 1ª FLIPES - Festa da Literatura…

13 horas atrás

Pagamento do IPTU na Serra é prorrogado para o final de maio

O pagamento da cota única e da primeira parcela do IPTU foi prorrogado pela Prefeitura da Serra. Agora, o pagamento…

14 horas atrás