Política

Vereador da Serra quer que escola encaminhe alunos que precisam de óculos para médico

Vereador Saulinho é o proponente do PL. Foro: divulgação.

O vereador da Serra, Saulinho da Academia, apresentou na Câmara o projeto nº 182/2021 que cria um rito administrativo na Prefeitura da Serra, da qual a Secretária de Educação, por meio do corpo pedagógico das escolas, encaminhe alunos que aparentemente precisariam utilizar lentes corretivas de visão, para unidades de saúde.

“A unidade de ensino entendendo que o déficit pedagógico é gerando por possível necessidade de lente corretiva de visão, deverá encaminhar o aluno a Unidade de Saúde mais próxima”, determina um dos artigos do Projeto de Lei.

O vereador defende que o exame de vista, ou exame oftalmológico, é um procedimento médico de extrema importância.

“Somente através dele é possível detectar problemas de visão que podem necessitar de algumas ações corretivas. Na educação o problema acarreta da dificuldade de adquirir ou processar a informação que é recebida pelos olhos. Podem estar em falta as capacidades visuais ou o cérebro pode não estar suficientemente treinado para interpretar o que os olhos vêem. Sem estas capacidades, a criança gasta a maior parte da energia só a tentar descodificar o carácter, restando assim pouca energia mental para compreender e recordar o sentido da palavra ou o seu contexto”, defendeu o vereador em sua justificativa que consta no PL.

Saulinho ainda citou o especialista e professor Paulo Henrique, afirmando que os exames da visão devem ser realizados ao menos uma vez ao ano por prevenção e, quando a pessoa já utiliza óculos, a frequência deve ser ainda maior, a cada seis ou oito meses.

“A visão é responsável por cerca de 85% da percepção humana, e por conta de cuidados e manutenção da saúde visual, exames devem ser realizados com frequência, mesmo com a ausência de sintomas”. Por fim o projeto faz um apelo para que os colegas vereadores aprovem o documento: “Deste modo, sabendo da sensibilidade dos nobres Edis, assim, encaminho este projeto com a finalidade de dar melhor capacidade de aprendizagem aos nossos alunos”, finaliza.

A proposta de Saulinho já foi lida na última segunda-feira (04) no Expediente do Dia da Câmara – que é um rito Legislativo obrigatório. O PL segue para o parecer da Comissão de Constituição e pode ser colocado em pauta nas próximas sessões ordinárias (que ocorrem todas as segundas e quartas-feiras). Caso aprovado em plenário, o texto segue para avaliação do Prefeito Sérgio Vidigal.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

2 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

2 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

2 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

2 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

2 dias atrás