Política

Vereador da Serra propõe criação de Banco de Medicamentos Doados

PL cria Banco de Medicamentos doados Foto: Divulgação

A Serra poderá ter um Banco Municipal de Medicamentos Doados. O objetivo é criar estoques de medicamentos e disponibilizar de forma gratuita para pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Este é um Projeto de Lei (PL) que está tramitando na Câmera da Serra. O PL 65/2019 foi lido na sessão do último dia 30 de setembro e deve ser votados nas próximas sessões da Casa de Leis.

De acordo com o projeto, o Banco de Medicamentos será gerido pela Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e receberá doações tanto de pessoas físicas, quanto de pessoas jurídicas. O banco poderá receber medicamentos em bom estado e não utilizados, acompanhados de bula e com prazo mínimo de sessenta dias antecedentes a data de vencimento.

O Objetivo é a formação de estoques, assegurar medicamentos básicos e essenciais, disponibilizando de forma gratuita para pacientes da rede pública de saúde.

A classificação, contagem de conteúdos, verificação prazo de validade, deverá ser desempenhada por profissionais da área da farmácia, vinculados a Secretaria de Saúde da Serra.

O projeto é do vereador Robinho Gari (PV) que disse ainda que “o fornecimento de medicamentos, estará condicionado à apresentação de Cartão Nacional de Saúde emitido pelo SUS, ao estoque de medicamento e a apresentação de receita médica original, que deverá ter sua cópia arquivada em local próprio”, especifica em seu projeto sugerindo também que a Prefeitura da Serra disponibilize um espaço junto a farmácia básica de saúde para a coleta e distribuição dos remédios.

Em sua justificativa, o vereador destaca que a ideia é criar um programa que proporcione a distribuição de medicamentos a quem não tem condições de adquirí-los. “A grande maioria das pessoas tem medicamentos estocados em casa, tanto os que são obtidos na Farmácia Municipal quanto os comprados. Pensamos em minimizar os gastos com medicamentos e aproveitar aqueles que provavelmente serão desperdiçados pela interrupção de uso. Assim, estaremos promovendo um melhor aproveitamento dos recursos públicos e ampliando o benefício para quem busca atendimento pelo SUS”.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

1 hora atrás

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

3 horas atrás

Imposto de renda 2024: Confira o calendário de restituições e saiba quem terá prioridade

Neste período de imposto de renda correndo, aqueles com valores a receber que ainda quiserem entrar no primeiro lote de…

4 horas atrás

Jovem de 23 anos é morto após atacar policiais na Serra

Um jovem de 23 anos foi morto, na noite de quinta-feira (2), durante confronto com a Polícia Militar, em Cidade…

5 horas atrás

Murilo Godoy e Atividade Paralela agitam cervejaria da Serra

Nesta sexta-feira (3), a Wild West Cervejaria, localizada em São Diogo, na Serra, receberá o músico Murilo Godoy a partir…

5 horas atrás

Trupe carioca traz espetáculo infantil para Vitória no domingo

A trupe da Pepeto Teatro Infantil, do Rio de Janeiro, chega à Vitória para apresentar, neste domingo (5), duas sessões…

5 horas atrás