Categories: Meio Ambiente

Vereador cobra Iema e siderúrgicas sobre ‘chuva de pó’ em Carapebus

Moradores mostram as mãos sujas de pó coletado na rua e no interior das casas após intensa precipitação de poeira. Foto: Arquivo TN / Fábio Barcelos

A “chuva de pó” siderúrgico brilhante que caiu sobre Praia de Carapebus, na semana passada, repercutiu na Câmara da Serra. O vereador Fábio Duarte (PDT) prometeu oficiar nesta sexta-feira (28) o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) para que o órgão informe que medida irá adotar contra a empresa responsável. Praia de Carapebus é bairro vizinho ao complexo de Tubarão (Vale e ArcelorMittal Tubarão), estando mais próximo da Arcelor.

O Iema é responsável pela licença ambiental das duas empresas e também pelo monitoramento da qualidade do ar. E até a última quinta-feira (27), não havia apontado quem é o responsável nem se adotará alguma sanção contra o mesmo. Técnicos do órgão fizeram vistoria no bairro no último dia 18 de junho, em parceria com agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Serra (Semma) após denúncias dos moradores.

O vereador disse, ainda, que levará o caso ao Ministério Público Estadual e que pedirá a pesquisadores da Ufes para acompanhar o caso. “Também vou oficiar Vale e Arcelor para que expliquem essa chuva de pó brilhante sobre casas e moradores. É algo muito grave para a saúde das pessoas”, frisa o parlamentar, que na última segunda-feira (23) fez pronunciamento na Câmara sobre a situação.

Fábio também disse que a Arcelor instalou torre de monitoramento do ar em Carapebus, mas ainda não ligou à Rede de Monitoramento da Qualidade do Ar do Iema por falta de autorização do Governo do Estado. 

Entenda o caso

Há décadas, os bairros da Serra no entorno do Complexo de Tubarão sofrem com pó preto, odores e barulhos vindos das siderúrgicas, principalmente nos meses de inverno, quando o vento sul é mais frequente. No entanto, entre a noite do último dia 16 e a madrugada do dia 17 o volume de pó foi bem mais intenso que o habitual. Além disso, a poeira apresentava aspecto mais brilhante.

Vídeos gravados por moradores mostraram que dava para ver o pó caindo, como se fosse chuva, além da sujeira impregnada em calçadas, no solo, sobre carros e no interior das casas.

Órgão não sabe de onde veio a sujeira

A assessoria de imprensa do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) não retornou os questionamentos, que estão sendo feitos desde a semana passada ao órgão. No entanto, a reportagem conversou com técnicos do Instituto na última quarta-feira (26). Eles admitiram a gravidade da situação e disseram que o pó recolhido no último dia 18 está sendo analisado, mas reconheceram a dificuldade de apontar se veio da Arcelor ou Vale.

A Semma diz que está intensificando ações com o Iema na região. A Vale não deu retorno às perguntas do TEMPO NOVO.  Já a Arcelor enviou nota dizendo que fará investimento de R$ 1 bilhão em ações de curto, médio e longo prazos para reduzir a poluição. Para isso, firmou Termo de Compromisso Ambiental (TCA) junto aos Ministérios Públicos Estadual e Federal. Afirmou, ainda, que intensifica seus controles para reduzir ao máximo as emissões de pó da sua planta.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Bolo e política: Muribeca, Vidigal e Audifax sopram as velinhas (consecutivamente) essa semana

Durante essa semana, a Serra será palco de celebrações políticas no mínimo inusitadas, com os aniversários de três importantes (e…

13 horas atrás

Imperador da Serra lança novo álbum com releituras de arrocha e sertanejo

O músico Allan Lúcio Imperador, de Jacaraípe, na Serra, renovou sua identidade artística em 2024, adotando o nome Allan Silva…

14 horas atrás

Exagerado abre 2.800 vagas de emprego na Serra

O Exagerado, outlet que acontece entres os dias 15 e 19 de maio, abriu 2.800 vagas de emprego na Serra.…

14 horas atrás

Marcos Arrebola lança sétimo livro de sua carreira na Serra

Nesta quinta-feira (9), às 18 horas, o escritor Marcos Arrebola irá lançar seu mais novo livro na Serra. Intitulado "Rosto…

15 horas atrás

Museu do Negro será palco de festa da literatura capixaba no fim de semana

Neste final de semana - dias 10 e 11 de maio será realizada a 1ª FLIPES - Festa da Literatura…

16 horas atrás

Pagamento do IPTU na Serra é prorrogado para o final de maio

O pagamento da cota única e da primeira parcela do IPTU foi prorrogado pela Prefeitura da Serra. Agora, o pagamento…

17 horas atrás