Categories: Política

Vereador ameaça ir à Justiça para que licitação milionária do lixo passe pela Câmara

Empresas vão gerencias R$ 150 mil toneladas de lixo por ano. Foto: Arquivo TN

O vereador Aílton Rodrigues (PSC) promete acionar a Justiça para barrar a contratação da empresa que vai assumir o serviço de limpeza pública, coleta e descarte de lixo na Serra. O anúncio vem após a divulgação da notícia de que a Prefeitura concluiu a licitação e escolheu duas empresas, Corpus e Marca Ambiental, ao custo de R$ 370 milhões por cinco anos.

Segundo Aílton, que faz parte da ala de oposição, a licitação foi “atropelada” e deveria ter passado pelo crivo dos vereadores. “Não se pode contratar nenhum serviço, de forma direta ou indireta, sem passar por uma prévia autorização da Câmara. Não temos nada contra o prefeito, não queremos nenhuma guerra. Só queremos que a lei seja cumprida. Uma das prerrogativas dos vereadores é fiscalizar e é o que nós vamos fazer. Nos próximos dias, daremos entrada na Justiça pedindo que a lei seja cumprida”, disse.

Outro vereador, Roberto Catirica (PHS), contemporizou. “Não é sobre a legalidade. O processo foi licitatório e não baseado na Lei da PPP. Cabe a quem participou da licitação, se achar que houve alguma ilegalidade no processo, fazer os recursos e provar”, disse Catirica.

O TEMPO NOVO procurou a Prefeitura da Serra para se pronunciar sobre o assunto que disse que a informação não procede. “Todo o processo foi acompanhado pela Procuradoria Geral do Município e pelo Tribunal de Contas. O processo é legítimo, está licitado e homologado e a empresa inicia as atividades em janeiro”, disse por meio de nota.

A prefeitura destacou ainda que o novo contrato possui as seguintes vantagens de serviços para a população: serviços de coleta seletiva, coleta de entulho, fornecimento de contentores e papeleiras, limpeza manual de valas e operação de ATT – Áreas de Triagem e Transbordo de Resíduos de entrega voluntária. E ainda a ampliação da varrição manual, entre outros. Além disso, o novo contrato vai gerar uma economia de, aproximadamente, 11% ao mês”, disse por meio de nota.

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

2 horas atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

3 horas atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

15 horas atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

17 horas atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

22 horas atrás

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

23 horas atrás