Categories: Economia

Verão anima setor de pesca da Serra, mas lama ainda é problema

Pescadores e comerciantes de peixe esperam crescimento de 30%. Foto: Fábio Barcelos

A proximidade com o verão faz com que o consumidor procure consumir mais peixes e pescados, o que pode aumentar o comércio para quem trabalha no ramo. Na Serra, em alguns pontos de venda de peixes já aumentou em até 30%, mas outros sofrem retração como consequência do desastre/crime ambiental de Mariana, ocorrido há três anos.

Em Jacaraípe, outubro e novembro já aumentaram em até 30% a venda de pescados e frutos do mar, segundo a pescadora e comerciante Miriam de Fátima Gomes Scheneider.

“De outubro para cá tivemos muitos feriados e as vendas cresceram de 20 a 30%. A expectativa é que tenhamos um verão melhor este ano. Temos uma grande demanda de peroá, que tinha ficado 12 anos sumido e voltou a aparecer em 2015, e dourado. Mas percebemos que está mais difícil pescar”, aponta.

A razão é a lama da Samarco (Vale + BHP), que desde o final de 2015 segue descendo pelo rio Doce e atingindo o mar, principalmente na época das cheias. Segundo a Presidente da Colônia de Pescadores do município da Serra, Renata dos Santos Pereira, o impacto da lama na economia da pesca ainda persiste e a visão não é otimista.

 “As vendas ainda não aumentaram e a tendência é que caia cada vez mais, pois o consumidor não compra, está com medo de contaminação. Em comparação aos anos anteriores à lama, nossas vendas este ano estão 50% menores”, afirma.

Ainda segundo Renata, cerca há cerca de 600 pescadores na Serra que atuam no mar. Ela não estimou quanto o setor movimenta anualmente no município.

À época da chegada da lama, o presidente da Federação das Associações de Pescadores do Espírito Santo (Fapaes), Nêgo da Pesca apontou que as vendas caíram 80%.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Com desconto de até 90% Exagerado será no Pavilhão de Carapina

O Exagerado, considerado um dos maiores outlets do Brasil, já tem data marcada para acontecer e será na Serra. O…

19 minutos atrás

Serra lança edital e abre concurso público com 895 vagas para professores e salários de R$ 4.503

A Prefeitura da Serra publicou, nesta segunda-feira (6), o edital de abertura do concurso público com 895 vagas para professores.…

1 hora atrás

Bombeiros do Espírito Santo partem para missão no Rio Grande do Sul

Uma equipe composta por 11 militares do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) saiu nesta sexta-feira (03), rumo…

1 hora atrás

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

19 horas atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

21 horas atrás