Categories: Meio Ambiente

Vento sul chega e pó preto castiga bairros da Serra

Por Anderson Soares

A moradora de Cidade Continental Renata Amorim ironiza a situação. Foto: Leitor

A internet virou “palco” de reclamações de moradores da Serra de bairros vizinhos às empresas ArcelorMittal Tubarão e Vale. Bastou a chegada do vento sul para que o pó preto voltasse a castigar com força os bairros do município que diferente de Vitória, Cariacica e Vila Velha, está ao norte do Complexo de Tubarão.

No Facebook, a internauta Sheila Martins de Praia de Carapebus fez o seu registro de indignação e postou imagens. “Evito deixar a casa aberta. Não ando descalça, pois o pé fica sempre sujo. O ar que respiramos está completamente poluído, isso vai nos trazer danos à saúde”, lamenta.

Outra postagem foi feita por Renata Amorim no grupo de moradores de Cidade Continental. No texto ela diz que não aguenta mais ter que ficar limpando a casa a todo o instante. “É insuportável ficar pisando nesse pó”. Além disso, a moradora buscou uma maneira criativa de protestar. Escreveu no chão de sua casa de cheio de pó preto a seguinte frase: “Não aguento mais isso”.

Membro do mesmo grupo, Fleriston Josef, está estimulando os demais participantes a postar fotos nas redes sociais com uma das mãos suja de pó preto. O objetivo é chamar atenção dos órgãos competentes e das empresas que participam da emissão do pó preto.

 

Empresas

A assessoria da ArcelorMittal disse que a empresa investiu U$ 32 milhões (R$ 98,6 milhões na cotação de 09 de abril) em um novo sistema de retenção das partículas do pó preto chamado Gas Cleaning Bag Filter. A empresa diz o equipamento só entrará em operação daqui três anos. Para isto tem autorização do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema).

Já a assessoria da Vale informou que as usinas de pelotização não registraram nenhuma anormalidade em suas operações nos últimos dias. E acrescentou o sistema produtivo da empresa, desde a chegada do minério até o embarque nos navios, “é equipado com as mais modernas tecnologias de controle ambiental”.

 

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

38 minutos atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

3 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

8 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

1 dia atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

1 dia atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

1 dia atrás