Categories: Economia

Vendas de Natal caem 5% no varejo da Serra

Cliente olha tênis em loja da Serra – sede: comércio do município sente a crise. Foto: Arquivo TN/Edson Reis

Por Ayanne Karoline

Confirmando a previsão de especialistas e seguindo a maré de um ano de crise, as vendas do Natal de 2015 registraram baixa histórica no Brasil, a pior da última década. No Espírito Santo não foi diferente, as vendas recuaram em 7% em relação a 2014. Na Serra, segundo a Câmara de Dirigente Lojistas (CDL), o índice de retrocesso chegou a 5%.

Apesar da queda, o diretor da CDL Serra, José Antônio Puppin, afirma que o resultado poderia ter sido bem pior. “Conversei com alguns lojistas que apontaram um resultado mediano em vendas, o que é bom devido ao cenário. A última semana do ano e o início de janeiro estão bem movimentados e há esperança de uma recuperação”, diz.

Um dos casos de boas vendas no Natal foi o da loja de confecções Fabem, de Laranjeiras. Em ano de crise o estabelecimento dobrou de tamanho e registrou alta de 40% mas vendas natalinas. “O segredo pode estar no diferencial, já que atendemos a um público específico – moda feminina evangélica e plus size”, pontua o proprietário Alexandro Fabem.

A loja Blink Jeans, também de Laranjeiras, não teve a mesma sorte. As vendas amargaram a queda de 15% em relação ao mês de novembro e chegaram a uma baixa de 50% se considerado o Natal de 2014. “A partir do dia 15 de janeiro faremos uma grande liquidação na loja, com descontos de até 70% para tentar recuperar este fim de ano ruim”, explica a gerente da loja, Janaína Carvalho Faria.

 De acordo com o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES) Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, uma série de fatores negativos, que vem se acumulando desde 2013, seriam os principais responsáveis pela crise no varejo.

“O aumento da meta da inflação – que começou projetada para 4,5% e depois passou para 6%, até chegar à casa dos 10,8% – aliada aos juros altos-, fizeram com que o consumidor gastasse menos, cerca de R$65 com cada presente, em média, enquanto no ano passado gastava-se cerca de R$ 120. A crise política também foi decisiva, pois criou um clima de desconfiança geral. Devemos aguardar novas ações do Governo antes de quaisquer outros prognósticos, mas é provável que tenhamos um primeiro trimestre bastante complicado”, prevê.

 

Lojistas fazem promoções e efetivação de temporários será menor

Com a baixa no Natal, faltaram clientes e sobraram produtos. Para sobreviver em 2016 e sair do vermelho, os lojistas devem intensificar as promoções em janeiro, como afirma o diretor da Fecomércio-ES, José Carlos Bergamim.

Ele explica que o consumidor está se guiando pelo preço e isto ficou bem claro em dezembro. Então não dá pra aumenta-lo, apesar de a inflação estar na casa dos dois dígitos. “Teremos de arcar com estes custos, que subiram muito. Faremos um esforço enorme para sobreviver aos próximos meses”, explica Bergamim.

Segundo o diretor a efetivação de temporários será menor. “Em anos anteriores ficávamos com 25% dos temporários, este ano esperávamos contar com 15%, mas o certo é que não haverá aumento, apenas substituições”, conclui.

 

 

 

 

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Proprietária de cervejaria destaca a importância de mulheres neste mercado

Com um mercado essencialmente masculino, a cervejaria ainda encontra obstáculos para inserção de mulheres nesse setor. A proprietária de uma…

8 horas atrás

Reiki, massoterapia e ioga no Serra + Cidadã deste sábado (18)

  Neste sábado (18), no Serra + Cidadã, que acontece das 9 às 16 horas, em Cidade Pomar, os moradores…

12 horas atrás

Justiça manda prender motorista que matou adolescente atropelada

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) determinou nesta sexta-feira (17) a prisão preventiva do motorista que atropelou e…

13 horas atrás

Motorista de Transcol é agredida em briga de trânsito na Serra

Uma motorista de ônibus Transcol, de 40 anos, foi agredida por um homem durante uma briga de trânsito, no bairro…

13 horas atrás

Golfinho é encontrado morto na praia de Manguinhos, na Serra

Um golfinho foi encontrado morto na praia de Ponta dos Fachos, em Manguinhos, na Serra. O animal, achado por moradores…

1 dia atrás

Peça “Os Últimos Dias de Paupéria” será encenada no Eliziário Rangel, na Serra

Neste sábado (18), às 19 horas, o Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo, na Serra, abre suas portas para…

1 dia atrás