Categories: Economia

Vendas caem 5% no Dia das Crianças e Natal dever ser negativo

 

Movimento na Av. Central de Laranjeiras: Comércio em queda na Serra. Foto: Arquivo TN / Fábio Barcelos

Por Ayanne Karoline

A baixa expectativa em relação às vendas no comércio para o Dia das Crianças se confirmou no Brasil e na Serra. No país, o varejo registrou o pior resultado dos últimos seis anos para a data, com queda de 8,95% nas consultas para vendas a prazo. Na Serra, as vendas despencaram em 5% se comparado à 2014.

Para o diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Serra, José Antônio Puppin, o resultado confirmou o que o cenário econômico está mostrando. “Com o dólar em alta, salários baixos, empresas vendendo e contratando menos, o resultado só poderia ser a baixa no consumo “, destaca.

No entanto o que mais se viu na cidade no Dia das Crianças foi shoppings centers, praças, praias e parques cheios. A opção “passeio” substituiu presentes como eletrônicos ou lançamentos de marcas importadas.  “Esse ano, passamos o dia inteiro na praia e, à noite, fomos à festinha do condomínio, que ofereceu lanches, brincadeiras e lembrancinhas. Eles ficaram felizes e ainda economizamos”, conta a secretária Sônia Mancini, que tem um filho de 11 anos e um neto de 6 anos.

Como o Dia das Crianças é a última data comemorativa antes do Natal, serve como uma prévia de como se comportará o comércio no fim do ano. Pelo menos na Serra isso deve acontecer. “Esperamos a queda de 5% em relação ao ano passado e o comércio já sente isso como realidade, tanto que é perceptível o corte nas contratações temporárias”, explica Puppin.

Dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostrou com clareza o mal momento vivido pelo comércio. As consultas para vendas a prazo do Dia das Crianças repetiram o comportamento de baixa das demais datas comemorativas deste ano: Dia dos Namorados (-7,82%), Páscoa (-4,93%), Dia das Mães (-0,59%) e Dia dos Pais (-11,21%).

 

 

 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

3 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás