Categories: Notícias

Venda de ‘T’ fora do padrão está proibida no Brasil

Os principais acidentes de consumo relatados pelos consumidores destes produtos é o choque elétrico, o incêndio residencial e danos a eletrodomésticos por curto circuito. Fotos: Divulgação

Fabricantes de eletrônicos e importadores estão proibidos de distribuir no Brasil equipamentos com plugues diferentes do padrão sextavado com dois ou três pinos redondos definidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Segundo Luiz Filipe Langoni, Agente Fiscal de Gestão, Metrologia e Qualidade Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Espírito Santo – Ipem-ES – Órgão delegado do Inmetro existe uma série de produtos sem certificação e com altos índices de acidentes de consumo sendo comercializados de forma irregular no mercado brasileiro. “Esses produtos são alvo de apreensão e o estabelecimento é autuado e posteriormente multado. Além de serem perigosos, os produtos também são adquiridos sem nota fiscal e de forma clandestina”.

Segundo Luiz, os principais acidentes de consumo relatados pelos consumidores destes produtos é o choque elétrico por desmonte do material, o incêndio residencial por serem ligados em equipamentos que necessitam tomadas de 20A e danos a eletrodomésticos por curto circuito.

A dica para o consumidor é realizar a troca das tomadas de sua residência, colocando tomadas com mais de 1 módulo, para evitar sobrecarrega elétrica no adaptador.

Estes tipos de benjamins (T) são os indicados para uso. Foto: Divulgação

Liberados
Não há uma proibição na comercialização do adaptador múltiplo tipo T, conhecido popularmente como benjamin, porém para serem comercializados esses necessitam de certificação compulsória por organismo certificador de produtos, devem ser produzidos em peça única, sem possuir peças removíveis que alterem o padrão nacional, constituídos de liga de cobre, não podendo possuir materiais ferrosos, suas tomadas devem possuir apenas entradas para pinos redondos, com cavidade sextavada e se na tomada houver entrada para 3 pinos, o plugue deve possuir 3 pinos, não podendo anular o aterramento com cavidades vazias.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

4 horas atrás

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

5 horas atrás

Imposto de renda 2024: Confira o calendário de restituições e saiba quem terá prioridade

Neste período de imposto de renda correndo, aqueles com valores a receber que ainda quiserem entrar no primeiro lote de…

6 horas atrás

Jovem de 23 anos é morto após atacar policiais na Serra

Um jovem de 23 anos foi morto, na noite de quinta-feira (2), durante confronto com a Polícia Militar, em Cidade…

7 horas atrás

Murilo Godoy e Atividade Paralela agitam cervejaria da Serra

Nesta sexta-feira (3), a Wild West Cervejaria, localizada em São Diogo, na Serra, receberá o músico Murilo Godoy a partir…

7 horas atrás

Trupe carioca traz espetáculo infantil para Vitória no domingo

A trupe da Pepeto Teatro Infantil, do Rio de Janeiro, chega à Vitória para apresentar, neste domingo (5), duas sessões…

8 horas atrás