Notícias

Vem temporal por aí! Instituto emite alerta para chuvas intensas e vendaval na Serra

Previsão de chuva forte na Serra e em outras cidades capixabas. Foto: Ana Paula Bonelli

O Espírito Santo está em alerta amarelo para grande possibilidade de tempestade. A classificação foi feita pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que emitiu um alerta para chuvas intensas e vendaval que podem ocorrer em diversas cidades capixabas, inclusive na Serra. O aviso meteorológico começa  a valer a partir das 12 horas desta sexta-feira (8) e segue até as 9 horas do sábado (9).

Conforme apurado pelo TEMPO NOVO, a previsão do Inpe afirma que ocorrerão pancadas de chuva de forte intensidade entre esta sexta e sábado. Diz ainda que a manutenção da condição de chuva ao longo do período poderá acarretar em acumulados elevados e causar transtornos a população, como por exemplo, alagamentos e deslizamentos de terra.

“Há risco moderado para ocorrência de fenômeno meteorológico adverso dentro das próximas 72 horas. Acompanhe com mais frequência as atualizações da previsão do tempo, pois você poderá necessitar mudar seus planos e se proteger dos eventuais impactos decorrentes de tempo severo. Siga as eventuais recomendações da Defesa Civil e das demais autoridades competentes”, diz a nota divulgada pelo instituto.

No mapa disponível no site do Inpe, uma boa parte do Espírito Santo está em amarelo, incluindo o território serrano. Na prática, isso significa que a possibilidade da previsão ser concreta é grande.

Na Serra, a Defesa Civil está em plantão. Em qualquer caso de problema iminente que pode ser causado pelas fortes chuvas, como alagamentos e deslizamentos de encostas, o morador deve entrar em contato imediatamente com o órgão. O telefone de plantão é: 27 99938-9500.

Incaper prevê sol durante fim de semana

Ao contrário da previsão do Inpe, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural  (Incaper), prevê que o sábado será de sol e sem chuva na Grande Vitória. Diz ainda que o vento soprará com moderada intensidade no litoral da região Sul e da Grande Vitória.

Para o domingo, a previsão se repete: dia de sol entre nuvens e sem chuva na região metropolitana.

Veja as cidades que estão em alerta no Espírito Santo:

Cidades em alerta:
Afonso Cláudio
Alegre
Alfredo Chaves
Anchieta
Apiacá
Atilio Vivacqua
Bom Jesus do Norte
Brejetuba
Cachoeiro de Itapemirim
Cariacica
Castelo
Conceição do Castelo
Divino de São Lourenço
Domingos Martins
Dores do Rio Preto
Guaçuí
Guarapari
Ibatiba
Ibitirama
Iconha
Irupi
Itaguaçu
Itapemirim
Itarana
Iúna
Jerônimo Monteiro
Laranja da Terra
Marataízes
Marechal Floriano
Mimoso do Sul
Muniz Freire
Muqui
Piúma
Presidente Kennedy
Rio Novo do Sul
Santa Leopoldina
Santa Maria de Jetibá
Santa Teresa
São José do Calçado
Serra
Vargem Alta
Venda Nova do Imigrante
Viana
Vila Velha
Vitória
Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

3 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás