Eleições 2020 na Serra

Veja quais são as propostas de Sérgio Vidigal e Fábio Duarte para a segurança

Sérgio Vidigal e Fábio Duarte. Ilustração: Jornal Tempo Novo

Neste domingo (29), eleitores das cidades brasileiras que estão tendo segundo turno das eleições municipais deste ano vão às urnas para escolher os próximos prefeitos e vice-prefeitos. E na Serra, 327.670 moradores (que estão aptos para a eleição), devem votar em um dos dois candidatos que disputam o comando da Prefeitura da Serra pelos próximos quatro anos. São eles: Sérgio Vidigal (PDT) e Fábio Duarte (Rede).

Para auxiliar o eleitor na escolha do seu candidato, o TEMPO NOVO inicia, nesta segunda-feira (23), uma série de matérias com as principais propostas dos disputantes para áreas específicas. Serão abordados temas como saúde, segurança, educação e turismo. Todas as informações que serão lidas abaixo foram retiradas dos próprios planos de Governo de Vidigal e Fábio.

Nesta matéria, o tema tratado será segurança (confira abaixo). É importante frisar, que há anos, a Serra é uma das cidades mais violentas no Espírito Santo. Em 2020, por exemplo, sempre ficou posicionada entre a primeira ou segunda cidade com o maior número de assassinatos no Estado.

Vale destacar que, atualmente, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), a Serra possui 327.670 eleitores aptos para esta eleição. Esse número permitiu que a cidade tivesse segundo turno, já que nenhum dos noves candidatos que disputaram o primeiro turno obtiveram 50% dos votos válidos mais um.

Segundo o TSE, Vidigal teve 100.837 votos, um total de 47,46%. Já Fábio teve 41.194, que soma 19,39%. A ordem das propostas foi definida pelos números de votação (maior e menor).

Principais propostas de Sérgio Vidigal para segurança:

Foto: Divulgação

Para Sérgio Vidigal, a violência e a criminalidade devem ser combatidas não apenas com a aplicação da lei, mas com a garantia de mais qualidade de vida à população, incluindo o combate a violações de direitos humanos e às desigualdades. O candidato pretende realizar a reestruturação da carreira dos Guardas Civis Municipais – GCMs, que tem como objetivo o aperfeiçoamento profissional.

Caso eleito, Vidigal também promete implantar o Sistema de Reconhecimento Ótico de Caracteres – OCR O OCR. Na prática, o projeto facilitará a identificação de Placas de Veículos com Restrição de Furto e Roubo, ou por outros tipos de crimes que envolvam o uso de veículos.

Além disso, o candidato pretende reestruturar o Sistema de Videovigilância Municipal. Segundo Vidigal, um Centro de Controle Operacional próprio, rede de fibras óticas e câmeras domo, foi criado no ano de 2010 e desde sua criação já teve aumentado seu número de câmeras em mais de uma centena.

“No entanto, é notícia que corre entre operadores da Segurança Pública no município e usuários da população que buscam imagens para compor processos judiciários, que o sistema está defasado e muitas câmeras não funcionam”.

Para o trânsito, Vidigal afirma que irá reestruturar o Núcleo de Educação para o Trânsito – NET, ligado ao DOT. Na prática, ele quer aprimorar as campanhas de trânsito e implementar a Educação de trânsito de forma modular nas primeiras séries do Ensino Fundamental nas escolas municipais.

Principais propostas de Fábio Duarte para segurança:

Foto: Divulgação

Para Fábio Duarte, um dos temas mais desafiadores da atualidade é a redução e o controle dos níveis da violência. Ele afirma que com altas índices de homicídios, desde a última década, a Serra vem implementando um conjunto de ações voltadas ao enfrentamento da criminalidade.

Para ampliar ainda mais esse trabalho, Fábio pretende, caso seja eleito, avaliar e revisar o Plano Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, estabelecendo metas para os anos subsequentes, visando à redução dos índices de violência na cidade

Na Guarda Municipal, ele quer implantar o Centro de Controle de Segurança e Defesa Social, com a modernização das instalações e equipamentos de suporte operacional. Também promete ampliar o número de Agentes da Guarda Civil Municipal, para o aumento do atendimento do patrulhamento preventivo e das ações de policiamento no âmbito do município.

Duarte também quer Fortalecer as ações de Educação de Trânsito nas escolas, empresas, entidades e em campanhas de vias e pontos públicos estratégicos, visando a conscientização do “Trânsito Seguro”.

Também faz parte do plano de Fábio ampliar a Patrulha Escolar, visando gerar maior sensação de segurança para a comunidade escolar das unidades de ensino municipal, principalmente as localizadas nos bairros com maiores índices de violência.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Vereador vai disponibilizar livro sobre surdos em escolas públicas da Serra

Após o sucesso do lançamento do livro "Brilho Interior", em abril, quando foram distribuídos mais de 300 exemplares, o vereador…

2 horas atrás

Eleições 2024: ação do TRE regulariza título de quase 30 moradores de rua da Serra

Vinte e sete pessoas em situação de rua da Serra estão aptos a votar nas eleições 2024. Eles tiveram a…

3 horas atrás

Feira dos Municípios 2024 é oficialmente lançada e vai acontecer na Serra

A um mês da Feira dos Municípios 2024, que acontece de 6 a 9 de junho, no Pavilhão de Carapina,…

3 horas atrás

Mutirão vai renegociar dívidas e dar entrada em divórcio e guarda de crianças na Serra

O Dia das Mães é um dia em que se associa amor, carinho e afeto. Que tal também associar a…

4 horas atrás

Casagrande é bem avaliado entre 85,4% dos moradores da Serra, revela pesquisa

De acordo com a pesquisa contratada pelo Jornal Tempo Novo junto ao Instituto Qualitest, estatisticamente, cerca de 60% (58,1%) dos…

4 horas atrás

Tomei a vacina da AstraZeneca da Covid. Quais são os riscos?

LUANA LISBOA As vacinas da AstraZeneca contra a Covid não apresentam nenhum risco à saúde para aqueles que já tomaram…

4 horas atrás